O enduro eqüestre já tem muitas provas importantes programadas para 2004

O enduro eqüestre viveu um grande momento em 2003, com o quarto lugar obtido pela equipe brasileira no Campeonato Mundial de Jovens Cavaleiros disputado no final de setembro, em Pratoni Del Vivaro, na Itália. Segundo José Armando Garcia, diretor da mo

  
  

O enduro eqüestre viveu um grande momento em 2003, com o quarto lugar obtido pela equipe brasileira no Campeonato Mundial de Jovens Cavaleiros disputado no final de setembro, em Pratoni Del Vivaro, na Itália.

Segundo José Armando Garcia, diretor da modalidade na Confederação Brasileira de Hipismo, essa boa performance vai motivar ainda mais os competidores para a temporada 2004.

Muitas provas importantes estão programadas para este ano, com destaque para o XIV Campeonato Brasileiro, que vai acontecer em agosto na cidade fluminense de Resende.

Ela será uma das quatro provas válidas pelo Ranking da Federação Eqüestre Internacional (FEI). As outras três serão em Bragança Paulista, Avaré (SP) e Joinville (SC).

O dirigente destacou que o resultado obtido no Mundial da Itália foi o melhor conquistado até hoje pelo Brasil no exterior. Além da quarta colocação por equipes, a égua Perestroika recebeu o best condition (melhor condição técnica).

“Este grande resultado obtido por nossa equipe nos orgulha muito, pois demonstra o empenho de todos para que a modalidade cresça cada vez mais. Além dos seis conjuntos (cavalo e cavaleiro) que foram para o Mundial, deixamos aqui outros 15 nas mesmas condições de representar muito bem nosso país.

Isso nos dá excelentes perspectivas para o próximo Mundial de Jovens Cavaleiros, que será realizado em 2005, no Bahrain, no Oriente Médio”, ressaltou.

José Armando informou também que o Ranking da
CBH, que sempre foi uma recomendação dos cavaleiros, vai continuar em 2004 e será um dos parâmetros para a definição da equipe brasileira que disputará o Campeonato Mundial Adulto previsto para janeiro de 2005, em Dubai, nos Emirados Árabes.

“Tenho certeza de que poderemos levar uma equipe de excelente nível técnico. Duas provas do nosso calendário também servirão para observar os conjuntos que poderão
integrar a equipe brasileira no Mundial. Uma prova será a 2ª Copa Avaré, no dia 29 de maio, e a outra, o Campeonato Brasileiro, no dia 14 de agosto”,acrescentou.

Segundo Garcia, o trabalho dos diretores de enduro das federações estaduais também foi muito importante para o sucesso da modalidade em 2003.

“Quero parabenizar os diretores das federações estaduais que têm enduro porque mostraram muita competência na realização de provas e empenho para que a modalidade se
desenvolva cada vez mais. Esse ano todos estarão
novamente trabalhando com entusiasmo para
conseguirmos grandes conquistas”.

Mais uma vez o Brasil também terá quatro provas pelo Ranking da FEI. Além da Copa Avaré e do Campeonato Brasileiro, as outras duas competições previstas serão no dia 3 de abril, em Bragança Paulista, e 8 de maio, em Joinville (SC).

Garcia também adiantou que as competições que
tiverem categoria 120 km Young Rider servirão para ajudar na seleção dos conjuntos que irão ao Mundial da categoria.

“Essas provas já vão nos dar um posicionamento para 2005. Será um dos parâmetros para a escolha dos seis conjuntos. Sem dúvida teremos um ano de muito trabalho. Esse grande resultado de 2003, na Itália, deu uma enorme motivação a todos os competidores,organizadores de provas, dirigentes das federações e nós da CBH.
Acredito que a temporada 2004 também será um sucesso para o enduro nacional”, completou.

Fonte: ROF

  
  

Publicado por em