Pajero é bicampeão da Semana de Vela de Ilhabela-SP

O Pajero TR4/Daslu, de Eduardo Souza Ramos, não permitiu surpresas e mostrou que é o rei de Ilhabela. Chegou em quarto na regata decisiva do sábado e garantiu o bicampeonato da 30ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela/Copa Mitsubishi Motors/Agfa, com

  
  

O Pajero TR4/Daslu, de Eduardo Souza Ramos, não permitiu surpresas e mostrou que é o rei de Ilhabela. Chegou em quarto na regata decisiva do sábado e garantiu o bicampeonato da 30ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela/Copa Mitsubishi Motors/Agfa, com apenas sete pontos perdidos.

O barco fez sua estréia no mais importante evento
náutico do país em 2001 e ficou em segundo lugar, perdendo do Sorsa. No ano passado, faturou o título por antecipação e nem precisou correr a última regata. Agora repetiu a dose. Precisava apenas chegar em décimo lugar e ganhou o título com sobra.

O segundo colocado na classe IMS (que reúne os barcos mais rápidos) foi o Klimax, de Lars Grael e Alan Adler, com
16 pontos. Em terceiro ficou o Sorsa, com 17 pontos, vencedor da regata do sábado.

O comandante Eduardo Souza Ramos, que venceu a competição em 1991, com o barco Souza Ramos, estava bastante feliz.

“Fizemos uma ótima campanha nos últimos três dias e estou muito contente por ter conquistado dois títulos seguidos. Nada substitui o prazer de ganhar uma competição de um esporte que você gosta e que tem alto nível de concorrência. No sábado nossa tripulação não rendeu como nas regatas anteriores. Até que começamos bem, mas depois parece que deu uma paralisia à bordo. Felizmente podíamos fazer uma regata mais conservadora que o título era nosso”, justificou.

O comandante detalhou que o barco de 43 pés é ideal para ventos médios, habituais em Ilhabela. “Talvez por isso estamos indo tão bem aqui”, acrescentou. Outro aspecto lembrado pelo velejador foi o entrosamento de sua tripulação.

“A maior parte do grupo veleja junto há mais de 10 anos. Além disso, conto com o apoio de grandes amigos, como o tático Gastão Brun (campeão mundial de soling) e os argentinos Gabriel Borgstron e o Guillermo Parada, responsáveis pela regulagem das velas”.

A próxima competição do Pajero será o Circuito Rio, no final de outubro. “Além disso, estou querendo competir novamente no exterior, com outro barco. Acho que vou participar de campeonatos nos Estados Unidos no início do próximo ano”, adiantou.

Souza Ramos está velejando pouco atualmente. Divide o tempo entre as atividades na sua empresa, a Mitsubishi Motors, e as competições de rally cross country.

“Neste sábado fiz a minha décima primeira regata do ano. Em outros momentos chegava a Ilhabela com 50 regatas disputadas. Agora está cada vez mais difícil escapar das responsabilidades.

Por isso estou curtindo cada velejada, sentindo muito prazer. Quanto ao rally, estou avaliando se continuo, pois o nível de exigência física e técnica é extremamente alto e os riscos sempre crescem”, completou.

Resultado da quinta e última regata na classe IMS:

1º) Sorsa Oi/Nokia - 1h56min30seg (tempo corrigido)
2º) Touché Banco Safra - 1h57min30seg
3º) Klimax - 1h57min33seg
4º) Pajero TR4/Daslu Homem - 1h58min02seg
5º) Dreamer Develop - 1h59min15seg

Classificação final da 30ª Semana de Vela de Ilhabela

1º) Pajero TR4/Daslu Homem - 7 pontos perdidos
2º) Klímax - 16
3º) Sorsa Oi/Nokia - 17
4º) Touché 20
5º) San Gregorio (Argentina) - 22
6º) Dreamer Delevop - 27
7º) Roberto Simões Casa - 30
8º) Flash Gordon (Arg) - 34
9º) Neverlands 2 - 36
10º) Argos - 39

A 30ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela possuiu responsabilidade técnica da Federação Brasileira de Vela e Motor (FBVM), da diretoria de vela do Yacht Club Ilhabela e dos juízes nacionais e internacionais convidados.

O patrocínio foi da Mitsubishi Motors do Brasil e Agfa e o co-patrocínio da Semp Toshiba. Apoiaram o evento a Marinha do Brasil, Secretaria da Juventude, Esportes e Lazer do Estado de São Paulo, Capitania dos Portos de São Sebastião, Prefeitura Municipal de Ilhabela, Secretaria de Esporte e Turismo de Ilhabela, Federação Brasileira de Vela e Motor, Associação Brasileira de Veleiros de Oceano (ABVO), Rádio Eldorado, Estaleiros Fighter, Lojas Regatta, Brancante Seguros, TAM, Litokromia, Associação Comercial e Industrial de Ilhabela (ACII) e Associação de Bares, Hotéis, Restaurantes e Similares de Ilhabela.

Fonte: ZDL de Comunicação

  
  

Publicado por em