Pajero vence outra regata da Semana de Vela de Ilhabela-SP

Bem que a maioria dos velejadores que disputam a 30.ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela/Copa Mitsubishi Motors/Agfa dizia que, se os ventos no Litoral Norte voltassem a soprar constantes, os barcos acima de 40 pés iriam reagir na competição, depois

  
  

Bem que a maioria dos velejadores que disputam a 30.ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela/Copa Mitsubishi Motors/Agfa dizia que, se os ventos no Litoral Norte voltassem a soprar constantes, os barcos acima de 40 pés iriam reagir na competição, depois do mal começo que tiveram.

Como prova disso, o atual campeão do evento, o Pajero TR4/Daslu, do comandante Eduardo Souza Ramos, venceu a regata desta quinta-feira no tempo corrigido, a terceira da disputa, e subiu para a terceira colocação da classe IMS, que reúne os barcos mais modernos do torneio.

Foi a segunda regata consecutiva ganha pelo Pajero e a embarcação está a apenas oito pontos do líder, o Touché Banco Safra (26 a 18).

O fita azul do dia (primeiro barco a cruzar a linha de chegada) foi, pela terceira vez seguida, o argentino Flash Gordon, do comandante Benjamin Haymes, que ficou em quarto lugar no tempo corrigido desta quinta e está em 11.º no geral.

O segundo lugar do dia foi o argentino San Gregorio, que ocupa a sétima colocação na IMS, seguido pelo Sorsa Oi/Nokia (8.º no geral), Flash Gordon 3 e Never Lands 2 (5.º no geral).

A regata desta quinta foi disputada com vento sul variando entre oito e 12 nós no percurso tipo Barla-sota, montado com duas bóias infláveis, uma na direção do vento (barlavento) e outra distante duas milhas da primeira a favor do vento (sotavento).

“Nossa tática tinha sido traçada antes da regata começar. O vento acabou favorecendo os barcos que navegaram junto de Ilhabela, fugindo da grande corrente contrária. Quem foi para o lado de São Sebastião, acabou se dando mal, pois teve que atravessar o canal duas vezes”, explicou Eduardo Souza Ramos. “Fomos muito felizes nesta quinta, mas ainda é cedo para se falarmos em título.”

Classificação da terceira regata da Semana de Vela

1º) Pajero TR4/Daslu - 1h06min02seg
2º) San Gregorio - 1h09min03seg
3º) Sorsa Oi/Nokia - 1h11min56seg
4º) Flash Gordon 3 - 1h12min09seg
5º) Never Lands 2 - 1h13min
6º) Roberto Simões Casa - 1h13min20seg
7º) Klimax - 1h15min07seg
8º) Alucinante IV - 1h15min20seg
9º) Touché Banco Safra - 1h16min11seg
10º) Argos - 1h16min29seg

Classificação geral da IMS, após três regatas

1º) Touché Banco Safra - 18 pontos perdidos
2º) Argos - 25
3º) Pajero TR4/Daslu - 26
4º) Roberto Simões Casa - 28
5º) Never Lands 2 - 31
6º) Dynamo IV (ARG) - 32
7º) San Gregório (ARG) - 33
8º) Sorsa Oi/Nokia - 34
9º) Scirocco - 35
10º) Dreamer Develop e Flash Gordon 3 - 36

A 30.ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela possui responsabilidade técnica da Federação Brasileira de Vela e Motor (FBVM), da diretoria de vela do Yacht Club Ilhabela e dos juízes nacionais e internacionais convidados.

O patrocínio é da Mitsubishi Motors do Brasil e Agfa e o co-patrocínio da Semp Toshiba. Apóiam o evento a Marinha do Brasil, Secretaria da Juventude, Esportes e Lazer do Estado de São Paulo, Capitania dos Portos de São Sebastião, Prefeitura Municipal de Ilhabela, Secretaria de Esporte e Turismo de Ilhabela, Federação Brasileira de Vela e Motor, Associação Brasileira de Veleiros de Oceano (ABVO), Rádio Eldorado, Estaleiros Fighter, Lojas Regatta, Brancante Seguros, TAM, Litokromia, Associação Comercial e Industrial de Ilhabela (ACII) e Associação de Bares, Hotéis, Restaurantes e Similares de Ilhabela (ABHRI).

Fonte: ZDL de Comunicação

  
  

Publicado por em