Pistas de Off Road são testadas por 4 mil pessoas durante a Adventure Fair

O setor de off road, que reúne montadoras, fabricantes de acessórios, pneus e roupas, foi uma atração à parte na Adventure Sports Fair, maior feira de turismo e esportes de aventura do Hemisfério Sul, que acaba nesta quarta-feira, em São Paulo. As duas pi

  
  

O setor de off road, que reúne montadoras, fabricantes de acessórios, pneus e roupas, foi uma atração à parte na Adventure Sports Fair, maior feira de turismo e esportes de aventura do Hemisfério Sul, que acaba nesta quarta-feira, em São Paulo. As duas pistas para teste de carros fora de estrada tiveram grande destaque no evento. Cerca de quatro mil pessoas passaram por elas e os expositores do segmento gostaram muito dos resultados da feira e da maior qualificação do público deste ano.

A Fiat, patrocinadora do evento desde 2001, montou uma pista exclusiva para a demonstração da sua nova linha Adventure e colocou os modelos Palio, Strada e Doblò com instrutores, que levavam os visitantes para dar uma volta e superar os obstáculos. “Mais uma vez atingimos nosso objetivo, que era mostrar o potencial dos carros. Neste ano mudamos a estratégia e juntamos o estande com as ações, o que foi muito positivo. As pessoas já vêm à feira procurando as novidades e trouxemos o Palio e a Strada reestilizados, o que chamou bastante a atenção. Fizemos mais de 1500 testes na pista da Adventure Sports Fair”, diz Felipe Novaes, coordenador de publicidade e promoções da Fiat.

A marca também montou uma loja dentro do estande para vender os produtos da grife Fiat Adventure, lançada na feira do ano passado. A iniciativa fez tanto sucesso que em 2004 a Fiat decidiu vender no evento camisetas, coletes, bonés, chapéus, pochetes, chaveiros, malas e mochilas, que são comercializados na rede de concessionárias da montadora e podem ser vistos no site www.fiatadventure.com.br .

Outra marca de roupas que está feliz com o resultado da feira é a Griffe Jeep Clube do Brasil, que participa desde a primeira edição do evento. “A feira foi um sucesso e para a Griffe este foi o melhor ano. Se compararmos com as vendas do ano passado, tivemos um crescimento de 50%. O setor de aventura está crescendo muito no Brasil, basta ver as montadoras, que lançam veículos off road e vendem bastante”, diz Gerson Rodrigues, diretor da Mesa Quatro Comunicações, empresa que detém os direitos da Griffe Jeep Clube do Brasil.

A outra pista de off road da Adventure Sports Fair foi uma parceria da GM, DPaschoal, Goodyear e Bardahl. Com mil metros quadrados, a pista oferecia diferentes dificuldades para os condutores, como pedras, buracos, ponte de toras e desníveis no piso, entre outros. As quatro picapes da GM estavam equipadas com pneus Wrangler, da Goodyear, especiais para este tipo de terreno. Esta foi a segunda vez que a GM participou da feira e já decidiu voltar em 2005. “No ano passado montamos um estande para apresentar a picape Montana, mas desta vez decidimos investir mais e colocar nossos carros à disposição dos consumidores, para que eles pudessem ver do que as picapes são capazes”, explica Rogério Sasaki, gerente assistente das marcas S-10 e Blazer.

Sasaki também destacou a mudança da feira, que para ele foi positiva. “Neste ano a feira estava menos tumultuada e as pessoas puderam visitar os estandes com mais tranqüilidade. Os empresários deixaram para vir na segunda-feira e foi bem interessante. Durante o evento realizamos, em média, 400 test-drives por dia”, conta.

Público mais qualificado

A Goodyear, outra parceira da pista de off road, aumentou os investimentos no setor de aventura em 2001. Mudaram a estratégia e participam da Adventure Sports Fair porque na feira conseguem se comunicar diretamente com o público amante da aventura. Sempre em parceria com a DPaschoal, seu maior revendedor, a Goodyear também gostou da diminuição do público visitante.

“Desta vez a feira não teve tanto movimento, mas o público foi mais qualificado, conseguimos atingir nossa meta. Estamos atuando forte no segmento e, além da participação na Adventure Sports Fair, também estamos em ralis, raids e eventos de jipeiros”, diz Jorge Karagulian, gerente de marketing de produto da Goodyear, que sempre coloca diversas atrações no estande, como caricaturista, simulador de rali e sorteios de vôos no dirigível, além de atores que brincam com o público.

A Bardahl, líder do mercado brasileiro de aditivos automotivos e que está comemorando 50 anos de Brasil em 2004, também mostrou-se bastante satisfeita com sua participação na Adventure Sports Fair. No estande da empresa, os visitantes puderam conhecer o Power Off-Road, aditivo para motores à gasolina e diesel pioneiro no Brasil (lançado em maio), através de demonstrações feitas pela equipe de promoção da companhia.

“A feira está a cada ano mais profissional e o segmento 4x4 mais representativo no evento, que é um dos mais importantes para nós graças a seu público altamente qualificado”, afirmou Nelson Schenini Moreira, diretor executivo da Bardahl. “O aditivo Power Off-Road chegou ao mercado para atender a uma necessidade deste setor, que cresce a uma taxa de cerca de 40% ao ano no Brasil“, ressaltou.

  
  

Publicado por em