Polonês é atração do Match Race Brasil

O polonês Karol Jablonski, de 38 anos, será uma das atrações da terceira e última etapa do Match Race Brasil, competição barco contra barco que será disputada de 18 a 21 de novembro, no Rio de Janeiro. Segundo colocado no ranking mundial de match race

  
  

O polonês Karol Jablonski, de 38 anos, será uma das atrações da terceira e última etapa do Match Race Brasil, competição barco contra barco que será disputada de 18 a 21 de novembro, no Rio de Janeiro.

Segundo colocado no ranking mundial de match race da Federação Internacional de Vela (Isaf), o velejador tentará acabar com o domínio de Torben Grael, bicampeão invicto da competição.

Radicado na Alemanha, Jablonski é comandante do sindicato italiano Toscana Challenge, que se prepara para a America´s Cup de 2007. Experiente, ele tem entre os seus maiores títulos o da Admiral´s Cup de 1993. No ranking mundial de match race, ele soma 10.060 pontos, contra 10.468 do norte-americano Ed Baiard, líder da lista da Isaf.

A tripulação de Jablonski na etapa carioca do Match Race Brasil contará ainda com os poloneses Piotr Przybylski, Dominik Zycki e Jacek Wysocki, todos velejadores experientes em competições barco contra barco.

Torben Grael, bicampeão olímpico da classe Star, venceu as cinco etapas disputadas do Match Race Brasil – três da edição do ano passado e duas em 2004.

Comandante do barco Brasil 1, que disputará a Volvo Ocean Race, a mais importante regata de volta ao mundo, Torben teve 100% de aproveitamento, por exemplo, na etapa de Ilhabela, vencendo as 11 regatas disputadas.

“A participação de Jablonski é muito importante. Nossa prioridade sempre foi trazer atletas de classes olímpicas, mas dessa vez resolvemos convidar um especialista em match race para desafiar o Torben”, comentou Enio Ribeiro, diretor da Vela Brasil, organizadora da competição. “Teremos certamente uma etapa de alto nível técnico no Rio de Janeiro.”

O Match Race Brasil é disputado em veleiros Bénéteau 40.7 rigorosamente iguais. Os quatro barcos são escolhidos pela organização e sorteados para os participantes.

Classificação final da etapa de Ilhabela

1- Torben Grael, 10 pontos

2- André Fonseca – 8

3- Daniel Glomb – 6

4- Alan Adler, 5

5- Robert Scheidt, 4

6- Maurício Santa Cruz, 3

7- João Signorini, 2

8- Santiago Lange, 1

Classificação geral após duas etapas

1- Torben Grael, 20 pontos

2- André Fonseca, 11

3- Alan Adler, 9

4- João Signorini, 8

5- Maurício Santa Cruz, 8

6- Torkel Borgstrom, 8

7 – Daniel Glomb, 7

8 – Robert Scheidt, 4

9 – Gustavo Lima, 2

10 – Santiago Lange, 1

O Match Race Brasil é uma realização da Vela Brasil, com supervisão da Federação Brasileira de Vela e Motor (FBVM) e apoio das prefeituras municipais e do Iates Clubes locais. O patrocínio é da Vivo, Brasken, Motorola, UBS, Nívea Sun, Varig, Volvo e Agfa.

Fonte: ZDL de Comunicação

  
  

Publicado por em