Projeto Idéia Fixa por um Sertão 100 Fome ministrará palestra em Guanambi-BA

A diretora do Projeto Idéia Fixa por um Sertão 100 Fome, Tânia Mara Carvalho, acaba de retornar do sertão baiano, após visita de seis dias a comunidades carentes, onde será implantada a 1ª sede do projeto. Foram seis dias de uma viagem que Tânia Mara r

  
  

A diretora do Projeto Idéia Fixa por um Sertão 100 Fome, Tânia Mara Carvalho, acaba de retornar do sertão baiano, após visita de seis dias a comunidades carentes, onde será implantada a 1ª sede do projeto.

Foram seis dias de uma viagem que Tânia Mara realizou só, sem a presença de sua equipe de voluntários, pois o objetivo maior era a escolha da comunidade a ser assistida na 4ª etapa do projeto.

“Morro de Dentro” foi a comunidade escolhida. Localizada a pouco mais de 20 km do centro da próspera Guanambi na Bahia, possui em torno de 200 moradores, entre crianças e adultos, que vivem praticamente de trabalhos rurais.

Castigados pela seca da região, o solo e a vegetação estão extremamente secos, o que inviabiliza muitas vezes a cultura de produtos, até mesmo em pequenas áreas.

Mas, eles não desistem. A Prefeitura envia caminhões pipa duas vezes ao mês e abastece algumas caixas d’água e eles num trabalho de formiguinhas carregam latas numa distancia de até 5 km de suas casas.

Não é entretanto uma comunidade que sofre de doenças graves, talvez até pelo perfil de seus moradores, na maioria negros. Porém uma das maiores carências constatadas durante nossas visitas, é a da cultura. Mesmo estando a poucos quilômetros da cidade, muitos deles nunca saíram de lá.

Muitos são analfabetos, mas as crianças do vilarejo composto por umas 60 casas, freqüentam a escola, num bairro próximo, o que fará futuramente com que os problemas enfrentados pelos parentes mais velhos, como é o caso do Senhor Jovino de 98 anos, sejam minimizados.

A equipe completa do Projeto idéia Fixa por um Sertão 100 Fome, estará deixando São Paulo na manhã do dia nove de dezembro, rumo a Guanambi, onde será ministrada uma palestra a grupos de assistência locais, tais como a Câmara de Vereadores Mirins, composta apenas por crianças e que já se dispuseram a colaborar com as ações que serão realizadas em Morro de Dentro. Bem como a membros do Rotaract, composto por jovens extremamente preocupados com os problemas das comunidades afetadas pela seca.

E após a palestra o grupo já se dirige ao Morro de Dentro onde permanecem até o dia 17, após realizarem a reforma da casa já alugada por Tânia Mara onde será a sede do projeto. Serão ministrados cursos, aulas de artesanato, consciência corporal, palestras sobre amamentação e planejamento familiar, além de atendimento especial por profissionais da área fitoterápica, com a doação de medicamentos elaborados com ervas medicinais.

“Nos seis meses que dedicaremos a estas pessoas, esperamos que os assistidos possam dali para frente ter uma condição de vida melhor, tal qual os moradores da cidade. Nosso trabalho é independente e não está vinculado a nenhum órgão.

Apenas contamos com o patrocínio de empresas privadas, preocupadas com a dura realidade do país e contamos ainda com o apoio de amigos como” Seu Pedro “, o Jornalista do Sertão, que não mediu esforços para me auxiliar nesta escolha durante os dias que estive em Guanambi”, declarou Tânia Mara.

Patrocinadores:

ABN ANRO Bank – Aymoré Financiamentos, Autoliner, Goodyear, Nissan e Renault do Brasil.

Apoio: Asw/Fox, Artfix,CBM,Conclusão Assessoria & Comunicação, Jornal Off Road e Vanguarda, Johnson Diversey, Maré Outdoor Sport, Officer BMW, Peel´s, Revistas: Fora de Estrada e Universo Rally, Shelter, Shopping Moto & Aventura, Shopping Plaza Sul e Webmotors.

Fonte: Conclusão Assessoria e Comunicação

  
  

Publicado por em