Quarteto feminino quer brilhar no Extra Distance 800K

Quatro mulheres e um destino: brilhar. Este é o objetivo de um grupo de funcionárias do Grupo Pão de Açúcar que participará do Extra Distance 800K/Brazil Challenge, o maior evento de ciclismo endurance do país, que acontece nos dias 6 e 7 de dezembro.

  
  

Quatro mulheres e um destino: brilhar. Este é o objetivo de um grupo de funcionárias do Grupo Pão de Açúcar que participará do Extra Distance 800K/Brazil Challenge, o maior evento de ciclismo endurance do país, que acontece nos dias 6 e 7 de dezembro.

Cerca de 270 atletas, divididos em 100 equipes (solo, duplas e quartetos), irão pedalar 857 km sem parar,largando no Extra Abolição, em Campinas, seguindo para Resende (RJ) e terminando no Extra Praia Grande, no litoral paulista.

A jornalista Fernanda Paradizo, a engenheira Lidiane Regina de Souza, a nutricionista Patrícia Campos e a psicóloga Patrícia Vitório formam a única equipe com quatro mulheres da prova. Elas disputaram em junho, pela primeira vez, uma prova do gênero ao percorrerem 450 quilômetros entre São Paulo e Petrópolis (RJ), já com o pensamento nesta prova.

“Estou confiante que vamos fazer bonito na competição. Independentemente do resultado, será um grande desafio para nós, até porque estamos acostumadas com as maratonas de revezamento organizadas pelo Pão de Açúcar”, observa Fernanda.

Para ela, o calor e a umidade característicos desta época do ano baixarão um pouco a performance dos atletas, mas não serão problemas maiores que o sono.

“Já estamos nos preparando para enfrentar isso, inclusive com treinos mais leves nesta semana do evento e períodos maiores de descanso. Eu, particularmente, me adapto bem ao calor”, ressalta.

Patrícia Campos, que além de nutricionista é a responsável pela preparação física das companheiras, explica como o quarteto pretende chegar até o final do Extra Distance 800K/Brazil Challenge.

“Se nada de anormal acontecer, cada uma de nós pedalará uma hora e descansará três horas”, planeja Patrícia.

“Analisamos o Route Book da prova e buscamos adequar os trechos às habilidades de cada uma de nós. Eu, por exemplo, pratico mountain bike e ficarei com as subidas.A Fernanda fará trechos mistos e a Lidiane e a Patrícia Vitório, as partes mais planas, até porque são triatletas”.

Quanto à alimentação, Patrícia Campos lembra que na semana do evento as quatro atletas comerão maior quantidade de alimentos ricos em carboidratos, principalmente nos três dias que antecedem a prova.

“Durante o Extra Distance 800K, teremos uma equipe de apoio composta por oito pessoas divididas em dois carros, cuidando de todos os detalhes, desde a hidratação e possíveis problemas físicos até questões relacionadas à mecânica das bikes”, destaca.

“Se pensamos em ganhar a prova, pensamos sim, mas o maior objetivo é terminá-la, até porque a maioria das equipes de quatro é formada por três homens e uma mulher. Eles pedalam mais forte e têm mais chances de chegar na frente”, completa.

ATRAÇÕES DA PROVA

O triatleta argentino Oscar Galindez é uma das atrações da prova, que já tem confirmadas as equipes Caloi / Extra / Suzano e Memorial / Santos. Galindez foi convidado pelo empresário Guto Milano e vai integrar a equipe Matec.

Na categoria solo, estão confirmados o membro do Conselho de Administração do Grupo Pão de Açúcar, João Paulo Diniz, terceiro colocado na RAAM 97;Michel Bogli, recordista e campeão da categoria duplas na RAAM em 2001; Ricardo Arap,recordista de duplas em 98; e Julio Paterline e Cláudio Clarindo, recordistas brasileiros de longas distâncias.

O Extra Distance 800K/Brazil Challenge é seletiva na categoria solo para o Race Across America (RAAM), a principal do gênero que acontece todos os anos.

A programação oficial da prova começa no dia 6, com a largada das três categorias no Extra Campinas, sendo a primeira, a solo, às 5 horas, enquanto as duplas largarão às 8 horas e os quartetos às 10 horas.

A previsão de chegada é para a manhã do dia 7 na loja Extra Praia Grande. O percurso inclui as rodovias Dom Pedro I, Dutra, RJ-155, Rio-Santos e Imigrantes.

O evento é uma realização do Extra Hipermercados e Brasil Challenge, com organização da Brunoro & Cocco. O patrocínio é da Caloi, Bavária, Breezes Resort Costa do Sauípe.

Fonte: ZDL de Comunicação

  
  

Publicado por em