Regatas são canceladas e Robert Scheidt fica sem competir

Foram canceladas as duas regatas da classe Laser programadas para esta segunda-feira na Olimpíada de Atenas. Os ventos no Centro Olímpico de Vela de Agios Kosmas, que não tiveram muita intensidade nos primeiros dias de disputa, chegaram a 45 nós nesta seg

  
  

Foram canceladas as duas regatas da classe Laser programadas para esta segunda-feira na Olimpíada de Atenas. Os ventos no Centro Olímpico de Vela de Agios Kosmas, que não tiveram muita intensidade nos primeiros dias de disputa, chegaram a 45 nós nesta segunda, o que impossibilitou a disputa das provas programadas.

Com isso, o heptacampeão mundial Robert Scheidt volta a competir nesta terça-feira, quando outras duas regatas estão previstas.

“Sinceramente acho que dava para velejar. Pena que a organização pensou diferente”, disse o velejador, líder do ranking da Federação Internacional de Vela (ISAF) e patrocinado pelo Banco do Brasil, Medley Genéricos, Varig e Volvo Car Brasil e integrante da Equipe Petrobras de Vela.

“Houve momentos em que realmente o vento estava forte demais. Mas não foi o tempo todo. Não foi nada diferente dos ventos que encontrei em Kiel (Alemanha) ou em Hyéres (França) este ano. Foi uma pena perder um dia como este para velejar.”

Scheidt é o vice-líder da competição, com 11 pontos perdidos após um terceiro e um oitavo lugares obtidos no domingo, primeiro dia de disputa em Atenas. A liderança é do austríaco Andreas Geritzer, com 5 pontos perdidos. Em terceiro aparece o belga Philippe Bergmans, com 13.

“O austríaco é muito bom velejador e esse início não me surpreendeu. Ele largou bem nas duas regatas, acertou a direção do vento e foi muito agressivo”, explicou Scheidt, medalha de ouro em Atlanta/96 e de prata em Sydney/ 2000.

Com o cancelamento das regatas desta segunda, a quarta-feira, inicialmente reservada para descanso, terá a disputa de duas provas. Também estão programadas duas regatas na quinta e sexta-feira, enquanto o sábado inicialmente é reservado para outro possível atraso na programação oficial. A prova decisiva da classe Laser acontece no domingo.

“Essa é a programação inicial, mas ainda não está confirmada. De repente eles realizam três regatas na terça-feira. O importante é manter a concentração, pensar regata a regata. Meu primeiro dia não foi excepcional, mas foi consistente. E o primeiro dia é sempre o mais difícil.”

Robert Scheidt venceu os nove torneios que disputou em 2004, incluindo o Mundial da Turquia, e é apontado como
grande favorito ao ouro em Atenas.

Classificação após 2 regatas

1º) Andreas Geritzer (AUT) - 5 pontos perdidos
2º) Robert Scheidt - 11 pp
3º) Philippe Bergmans (BEL) - 13 pp
4º) Karl Suneson (SUE) - 15 pp
5º) Gustavo Lima (POR) - 16 pp
6º) Mark Mendelblatt (EUA) - 16 pp
7º) Paul Goodison (ING) - 16 pp
8º) Mate Arapov (CRO) - 17 pp
9º) Michael Blackburn (AUS) - 20 pp
10º) Peer Moberg (NOR) - 25 pp

Fonte: ZDL de Comunicação

  
  

Publicado por em