Renato Ruiz venceu a III Copa da República que aconteceu em Brasília

O ciclista Renato Ruiz, da equipe Extra Caloi, foi o campeão da terceira edição da Copa da República, prova que aconteceu na manhã deste domingo, em Brasília. Foram 26,4 quilômetros de percurso, dividido em 12 voltas de 2,2 km. O circuito era bem rápi

  
  

O ciclista Renato Ruiz, da equipe Extra Caloi, foi o campeão da terceira edição da Copa da República, prova que aconteceu na manhã deste domingo, em Brasília. Foram 26,4 quilômetros de percurso, dividido em 12 voltas de 2,2 km.

O circuito era bem rápido com quatro curvas para a direita, na Esplanada dos Ministérios, na Capital Federal. Ruiz venceu com o tempo de 35m43seg e a média dos ciclistas foi 44,3 km/h.

Logo no início da prova, Ruiz ficou junto com outros três atletas (Marcos Novello, Márcio May e Breno Sidoti), que se destacaram do pelotão de 180 ciclistas. A estratégia da Extra Caloi era exatamente esta, conseguir uma fuga e segurar até o final da prova.

`Estou muito feliz com o resultado. A equipe trabalhou de forma fantástica. Qualquer um dos nossos ciclistas tinha condições de vencer. Ontem traçamos esta estratégia e deu tudo certo.

A orientação era pedalar rápido, mas não fazer um esforço muito grande a ponto de não conseguir se recuperar`, disse Mauro Ribeiro, técnico da Extra Caloi.

Com apenas 23 anos, Renato Ruiz, paulista de Campinas, além do título da Copa da República, acumulou outras vitórias em 2004. Foi campeão brasileiro de resistência, venceu a Volta Ciclística do Grande ABC e subiu ao pódio quatro vezes no Tour de Santa Catarina. Ruiz estava muito contente com a conquista da prova que abre o calendário da temporada 2005.

`A prova foi ótima. Estávamos trabalhando esta fuga logo no início. O Morcegão fez um ótimo sprint na largada e ele, assim como qualquer um da Extra Caloi, também tinha condições de vencer. Acreditava que a equipe ganharia e estou feliz por ter conseguido chegar em primeiro.

A maior dificuldade foi o vento, que desgastou muito e andei no limite o tempo todo`, disse Ruiz, que começou a competir em provas de ciclismo em 2000, vindo do mountain bike.

Quando faltavam três voltas para o final, Ruiz fez um sinal de positivo para o técnico Mauro Ribeiro, assumindo a responsabilidade de vencer.

`Quando ele fez o sinal, mostrando que estava tudo bem,acreditamos e assumimos a responsabilidade junto com ele. O Ruiz estava preparado, mas ao seu lado também estava o Marcos Novello, especialista em velocidade e que está fazendo um trabalho fantástico`, contou Mauro.

Além da vitória de Renato Ruiz, a Extra Caloi também ganhou o prêmio de melhor equipe da prova e ocupou o quinto lugar do pódio com Rodrigo `Morcegão` de Brito, campeão das duas edições anteriores da Copa da República.

O próximo desafio da Extra Caloi será a Volta Internacional do Estado de São Paulo, que acontece entre os dias 16 e 23 de janeiro. A equipe há mais de um mês treina para esta que já é uma das provas mais importantes do calendário nacional.

Fonte: ZDL de Comunicação

  
  

Publicado por em