Robert Scheidt termina primeiro dia na vice-liderança

Pelo menos no primeiro dia da classe Laser na Olimpíada de Atenas, o heptacampeão mundial Robert Scheidt conseguiu a regularidade que considera fundamental para a conquista da terceira medalha olímpica da carreira. No domingo, o medalha de ouro em Atl

  
  

Pelo menos no primeiro dia da classe Laser na Olimpíada de Atenas, o heptacampeão mundial Robert Scheidt conseguiu a regularidade que considera fundamental para a conquista da terceira medalha olímpica da carreira.

No domingo, o medalha de ouro em Atlanta/96 e de prata em Sydney/2000 foi terceiro na primeira regata e oitavo na segunda prova do dia, resultados que o deixaram na vice-liderança da competição, com 11 pontos perdidos.

O primeiro é o austríaco Andreas Geritzer, que conseguiu uma vitória e um quarto lugar e tem 5 pontos perdidos. Em terceiro está o belga campeão europeu Philippe Bargmans, com 13, após um nono e um quarto lugares.

Na primeira regata da Olimpíada de Atenas, disputada com ventos entre 10 e 13 nós, a vitória ficou com o português campeão mundial em 2003 Gustavo Lima, seguido pelo norte-americano Mark Mendelblatt. Scheidt foi terceiro.

A segunda regata foi disputada com ventos variando entre 15 e 16 nós e teve vitória do austríaco Andreas Geritzer, com o australiano Michael Blackburn em segundo e o inglês Paul Goodison em terceiro. Robert foi oitavo.

“Foi exatamente como eu esperava. As duas primeiras regatas tiveram muito equilíbrio e consegui manter uma regularidade boa. Preciso manter essa média nos outros dias e também ficar de olho no austríaco, que velejou muito bem hoje”, afirma o velejador, de 31 anos, patrocinado pelo Banco do Brasil, Medley Genéricos, Varig e Volvo Car Brasil e integrante da Equipe Petrobras de Vela.

Mais duas regatas estão previstas para esta segunda-feira, novamente a partir das 13 horas locais, 7 horas de Brasília. Outras duas provas estão programadas para os dias 17, 19, 20 e a regata decisiva acontece no próximo domingo, dia 22.

Os dias 18 e 21 são reservados para um possível atraso na programação inicial. Após a disputa das 11 regatas, cada velejador terá direito a somente um descarte do pior resultado.

As regatas estão sendo disputadas no Centro Olímpico de Vela de Agios Kosmas, distante 34,7 km da Vila Olímpica e com capacidade para 1.600 espectadores. A temperatura neste primeiro dia de competição foi de 29ºC.

Dono de duas medalhas olímpicas, 109 títulos na carreira e invicto em 2004 com títulos nos nove campeonatos que disputou (campeonatos Brasileiro, Sudeste Brasileiro, Centro-Sul-Americano, Cricket Match Race, Pré-Olímpica de Búzios, Semanas de Kiel, na Alemanha, e de Hyères, na França, Mundial de Bodrum, na Turquia e Campeonato Grego), Scheidt é favorito ao pódio em Atenas.

Os 10 primeiros na regata 1

1º) Gustavo Lima (POR)
2º) Mark Mendelblatt (EUA)
3º) Robert Scheidt
4º) Andreas Geritzer (AUT)
5º) Karl Suneson (SUE)
6º) Mate Arapov (CRO)
7º) Peer Moberg (NOR)
8º) Maciej Grabowski (POL)
9º) Philippe Bergmans (BEL)
10º) Felix Pruvot (FRA)

Os 10 primeiros na regata 2

1º) Andreas Geritzer (AUT)
2º) Michael Blackburn (AUS)
3º) Paul Goodison (ING)
4º) Philippe Bergmans (BEL)
5º) Roope Suomalainen (FIN)
6º) Diego Romero (ARG)
7º) Luis Martinez Doreste (ESP)
8º) Robert Scheidt
9º) Hamish Pepper (NZL)
10º) Karl Suneson (SUE)

Classificação após 2 regatas

1º) Andreas Geritzer (AUT) - 5 pontos perdidos
2º) Robert Scheidt - 11 pp
3º) Philippe Bergmans (BEL) - 13 pp
4º) Karl Suneson (SUE) - 15 pp
5º) Gustavo Lima (POR) - 16 pp
6º) Mark Mendelblatt (EUA) - 16 pp
7º) Paul Goodison (ING) - 16 pp
8º) Mate Arapov (CRO) - 17 pp
9º) Michael Blackburn (AUS) - 20 pp
10º) Peer Moberg (NOR) - 25 pp

Fonte: ZDL de Comunicação

  
  

Publicado por em