Rodrigo de Brito venceu a primeira etapa do 18º Torneio de Verão

O ciclista Rodrigo de Brito, o Morcegão, da equipe Extra Caloi, foi o vencedor da primeira etapa do 18º Torneio de Verão de Ciclismo, um dos mais tradicionais eventos do calendário nacional e que acontece nas cidades da Baixada Santista. Na manhã da q

  
  

O ciclista Rodrigo de Brito, o Morcegão, da equipe Extra Caloi, foi o vencedor da primeira etapa do 18º Torneio de Verão de Ciclismo, um dos mais tradicionais eventos do calendário nacional e que acontece nas cidades da Baixada Santista.

Na manhã da quarta-feira, Morcegão, que no ano passado foi vice-campeão do evento, venceu a etapa da Praia Grande, com 100 km, no tempo de 2h12min01seg, seguido por seu companheiro de equipe, Cléber de Souza, e Antônio Nascimento (Memorial/Santos), atual bicampeão, ambos com o mesmo tempo.

Com as bonificações pela vitória na prova (6 segundos) e na meta volante (3 segundos), Morcegão lidera a competição com o tempo de 2h11min52seg. Cleber ocupa a segunda colocação, 2h11min57seg, e Tonho a terceira, 2h11min59seg.

A competição tem um descanso nesta quinta, uma vez que os organizadores adiaram a segunda etapa para o sábado, em razão da falta de condições em São Vicente para a realização do contra-relógio por equipes com 3 km.

Na sexta-feira acontece mais uma etapa de resistência com 100 km, em Cubatão, largando às 8 horas, no Jardim Casqueiro.

Na classificação geral por equipes, a Extra Caloi lidera com 6h35min50seg, enquanto outros três times estão empatados na segunda colocação, Memorial/Santos, Scott/Fadenp/SJ Campos e DataRo/Blumenau, todas com 6h 35min 39seg.

Apesar de ter sido disputada sob um calor muito forte, a etapa de abertura do 18º Torneio de Verão foi bastante movimentada e veloz, com vários ataques. As equipes fizeram uma forte marcação, impedindo qualquer tipo de fuga e levando a decisão para o sprint. André Grizante, Rodrigo Morcegão de Brito e Cléber de Souza conseguiram se destacar, mas uma cãibra tirou Grizante do páreo. Morcegão manteve o ritmo e garantiu a vitória na competição.

“Agradeço a toda minha equipe que trabalhou para que eu pudesse chegar em primeiro. É sempre bom começar uma competição com vitória, especialmente esta, que conheço bem e já fui vice-campeão no ano passado. Isso mostra que estou bem treinado e pronto para lutar pelo título”, declarou o ciclista de Brasília, que dedicou a vitória a sua avó, dona Elza. “Ela sempre me incentivou e é a maior fã”, explicou.

Para Mauro Ribeiro, técnico da Extra Caloi, a equipe vem evoluindo muito bem. “Estamos conseguindo montar um grupo homogêneo, com vários ciclistas em condições de vencer. Ter uma equipe competitiva é nosso maior objetivo e as coisas estão caminhando bem para isso. O que me deixa feliz também é saber que o grupo é uma família, onde todos estão se dando muito bem e trabalhando juntos para o sucesso”, declarou.

O treinador ainda lembrou que a contusão de Grizante não é séria. “Isso é comum em uma pessoa que estava em repouso e retornou às competições. Esse dia de folga vai ser bom para a recuperação dele e dos atletas que estavam na Volta do Sul do Chile (Morcegão, Renato Ruiz e Patrique Azevedo)”, encerrou.

Fonte: ZDL de Comunicação

  
  

Publicado por em