Torbem Grael está muito perto do título do Match Race Brasil

Torben Grael, vencedor das duas primeiras etapas, lidera o Match Race Brasil, competição barco contra barco que reúne veleiros Benneteau 40.7, com 20 pontos ganhos. Ele garante o título, sem nenhuma outra conta, se chegar pelo menos na terceira colocação

  
  

Torben Grael, vencedor das duas primeiras etapas, lidera o Match Race Brasil, competição barco contra barco que reúne veleiros Benneteau 40.7, com 20 pontos ganhos. Ele garante o título, sem nenhuma outra conta, se chegar pelo menos na terceira colocação nesta última etapa, que será disputada de sexta-feira a domingo, na Baía da Guanabara, no Rio de Janeiro.

Alan Adler, segundo colocado na classificação geral, com 14 pontos, e Robert Scheidt, terceiro com 12, são os únicos que podem impedir mais uma conquista do ganhador de quatro medalhas olímpicas e de seis títulos mundiais.

“Apesar de não precisar da vitória para ficar com o título, o objetivo, sempre, é ganhar. Vamos fazer de tudo para vencer a etapa”, comentou o velejador, de 43 anos, nascido em São Paulo e radicado em Niterói. “Não podemos pensar na vantagem que temos e sim em ter mais uma boa atuação.”

Além de Torben, Adler (campeão mundial de Star) e Scheidt (campeão olímpico e hexacampeão mundial de Laser), a competição terá a participação de outras estrelas do esporte como os medalhistas olímpicos Marcelo Ferreira, Alex Welter,Marcos Soares, Eduardo Penido, Lars Grael, Clínio de Freitas e Kiko Pellicano.

O Match Race Brasil é disputado com barcos rigorosamente iguais, de aproximadamente 13 metros, com sete toneladas e três velas. Os veleiros a serem utilizados, por sorteio, são Alucinante, Capim Canela, Asbar III e Wiki Wiki. Troop será o reserva.

O formato de disputa é semelhante ao utilizado na America`s Cup, a competição mais tradicional do iatismo mundial, com mais de 150 anos de existência. A competição reúne oito tripulações, que farão rodízio em quatro barcos.

Os velejadores serão divididos em duas chaves de quatro embarcações, com todos os barcos se enfrentando dentro dos grupos nas duas primeiras etapas, previstas para os dias 21 e 22 de novembro.

No dia 23 será disputada a fase decisiva numa série melhor-de-três regatas. Os dois primeiros colocados de cada chave disputam as semifinais e os vencedores fazem a grande final. As regatas serão curtas, com cerca de 5 quilômetros, e deverão demorar em torno de 25 minutos, dependendo do vento.

As duas etapas anteriores foram muito disputadas, com regatas emocionantes. Em Búzios, no final de maio, a equipe de Torben Grael venceu a de Robert Scheidt na final. Já em Ilhabela, em outubro, a tripulação comandada por Torben derrotou a de Alan Adler na decisão.

A classificação parcial do torneio, após duas etapas, é a seguinte:

1- Torben Grael, 20 pontos
2 - Alan Adler, 14
3 - Robert Scheidt, 12
4 - João Signorini, 7
5 - André Fonseca, 5
6 - Marcos Soares, 4
7 - Gastão Brun, 3 - Alex Welter 3

O Match Race Brasil é uma realização da Vela Brasil, com supervisão da Federação Brasileira de Vela e Motor(FBVM).O patrocínio é da Vivo, UBS e American Express.

Fonte: ZDL de Comunicação

  
  

Publicado por em

Orlando A Nespoli

Orlando A Nespoli

17/02/2009 21:30:06
Ótimo, muito bom mesmo. O cara é o 'cara', parabéns TORBEN. Tirando o Robert, você é o mais fantástico..