Torben escala a sua esposa, Andrea Soffiatti Grael , no Match Race Brasil

O velejador Torben Grael, atual campeão do Match Race Brasil, terá a companhia da mulher Andrea na tripulação que vai tentar o segundo título do torneio barco contra barco, que reúne os maiores nomes do esporte nacional. A primeira etapa será disputada de

  
  

O velejador Torben Grael, atual campeão do Match Race Brasil, terá a companhia da mulher Andrea na tripulação que vai tentar o segundo título do torneio barco contra barco, que reúne os maiores nomes do esporte nacional. A
primeira etapa será disputada de quinta-feira a domingo, no Iate Clube de Armação dos Búzios (RJ).

Outra novidade na tripulação de Torben será o medalha olímpico Kiko Pellicano, que em 2003 integrou a equipe do comandante vice-campeão Alan Adler.

“Vamos tentar repetir a boa campanha do ano passado, apesar de não termos tempo para treinar. O foco neste início de temporada é a classe Star e a campanha na Olimpíada de Atenas”, comentou o velejador,dono de seis títulos mundiais e de quatro medalhas olímpicas. “Mas mesmo em cima do laço vamos tentar fazer o melhor.”

Torben terminou neste domingo, em companhia do seu proeiro Marcelo Ferreira, a disputa na Star da Semana Olímpica de Spa, na Holanda, como preparação para os Jogos da Grécia. A dupla ficou na 21ª colocação na classificação geral. Torben retorna ao Brasil nesta terça-feira e na quarta já estará em Búzios.

Tático do Sindicato Prada e do veleiro italiano Luna Rossa na disputa da última Louis Vuitton Cup, seletiva para a tradicional America’s Cup, Torben é o brasileiro com maior experiência em competições match race. Apesar desse currículo, o iatista não se considera favorito ao bicampeonato.

“É mais um espetáculo, que depende muito de uma boa largada e muita coisa pode acontecer”, comentou o campeão olímpico em Atlanta, em 1996. “A competição tem um formato ideal para a mídia, o que é interessante para o iatismo.”

Além do ouro na Star em Atlanta, Torben tem uma medalha olímpica de prata em Los Angeles, em 1984, na Soling, e outras duas de bronze em Barcelona, em 1992, e em Sydney, em 2000, na Star.

Em competições de Oceano, Torben conta às vezes com o apoio de sua mulher na tripulação e não será diferente no Match Race Brasil. Velejadora veterana, que disputou este ano a seletiva olímpica na classe Europa, Andrea Soffiatti Grael vai participar também da Copa Feminina, uma das novidades da competição na edição de 2004, que terá etapas ainda entre 16 e 19 de setembro, em Ilhabela, e entre 18 e 21 de novembro, no Rio de Janeiro.

A competição reunirá oito tripulações divididas em quatro barcos Bénéteau 40.7. Outra novidade deste ano será a
participação de duas equipes estrangeiras, uma liderada pelo português Gustavo Lima e outra pelo argentino Torkel Borgstrom. Além de Torben, Gustavo Lima e Torkel Borgstrom, Alan Adler, André Bochecha Fonseca, João Joca Signorini,Daniel Glomb e Maurício Santa Cruz comandarão barcos e lutarão pelos R$ 40 mil em prêmios em cada etapa.

O Match Race Brasil é uma realização da Vela Brasil, com supervisão da Federação Brasileira de Vela e Motor (FBVM) e apoio da Prefeitura Municipal de Búzios e do Iate Clube Armação dos Búzios. O patrocínio é da Vivo, Motorola, UBS, Varig, Braskem e Volvo.

Fonte: ZDL de Comunicação

  
  

Publicado por em