Vinhedo-SP atrairá aventureiros para a `Cavalgada ao luar.`

O município de Vinhedo, localizado a 76 km da capital paulista, “abre as porteiras” para o turismo rural e propicia uma ótima atração para os amantes da cavalgada. Além do luar, o passeio noturno, que acontecerá no próximo sábado, dia 09 de ag

  
  

O município de Vinhedo, localizado a 76 km da capital paulista, “abre as porteiras” para o turismo rural e propicia uma ótima atração para os amantes da cavalgada. Além do luar, o passeio noturno, que acontecerá no próximo sábado, dia 09 de agosto, a partir das 19h30, promete violeiros, sanfoneiros, caldos e bebida quente para esquentar o inverno.

O evento, que tem o apoio da Prefeitura de Vinhedo, é um dos diversos atrativos que compõem os programas da Associação de Turismo Rural do Circuito das Frutas, associação de pessoas físicas com negócios turísticos no espaço rural das cidades de Indaiatuba, Itatiba, Itupeva, Jarinú, Jundiaí, Louveira, Valinhos e Vinhedo.

“A Cavalgada ao luar acontece desde 2001, sempre nas noites de sábado com luar, próximas à lua cheia, e atrai cerca de 70 pessoas. São `aventureiros` da capital, da cidade de Vinhedo e da região, todos apaixonados pelo turismo rural”, afirma Mariângela Storani, organizadora da cavalgada ao luar.

“Apesar de reunir um vasto leque de atrativos e enorme potencial turístico, o Brasil ainda ocupa posição secundária entre os grandes pólos receptores mundiais.

Por ser uma importante ferramenta para o desenvolvimento nacional, regional e local, merece atenção, envolvimento e participação cada vez maiores da comunidade, do poder público e dos empreendedores privados”, conclui Milton Serafim, prefeito de Vinhedo.

A cavalgada :

O passeio parte do restaurante do rancho, passando por lagos, terrenos acidentados e uma trilha que existe dentro do próprio Rancho. Durante a cavalgada, que dura cerca de uma hora, funcionários do local contam histórias e curiosidades da cidade.

Para quem não quiser fazer o percurso a cavalo, pode acompanhar em uma carreta improvisada a um trator que fica disponível o evento todo. O ponto alto do passeio é a chegada a uma amoreira centenária, onde violeiros e sanfoneiros aguardam a chegada dos participantes.

Lá, em mesas rústicas, são servidos os caldos, a “galinhada”, a já tradicional “pinguinha” para esquentar a noite fria de inverno e os refrigerantes para a garotada.

O Turismo rural :

O turismo rural está sempre relacionado a atividades que geram ocupações complementares às atividades agrícolas e que continuam a fazer parte do cotidiano da propriedade rural, em menor ou maior intensidade.

Elas devem ser atendidas como parte de um processo agregação de serviços aos produtos agrícolas e da valorização dos bens não-materiais existentes nas propriedades rurais, como o ar puro, beleza cênica etc.

Características do turismo rural:

·Situa-se no meio rural, desenvolve atividades produtivas e gera renda com a venda de seus produtos;

·Mantém e promove a autenticidade dos atrativos;

·Valoriza mão-de-obra local;

·Valoriza a cultura regional;

·Oferece atendimento tipicamente regional, familiar e personalizado;

·Desenvolve atividades turísticas de mínimo impacto; envolve a comunidade local e, sempre que possível, busca inseri-la no processo produtivo;

·Adota os princípios básicos do desenvolvimento sustentável.

Serviço:

Cavalgada ao luar:

Data: 09 de agosto, às19h30

Local: Rancho Catavento. Rua Abrão Kalil, 2250 – Vinhedo / SP

Preço: 40 R$

Fonte: Ricardo Viveiros

  
  

Publicado por em

Simone Sophia

Simone Sophia

03/10/2008 17:08:03
Gostaria do telefone de contato do Rancho Catavento e nome do responsável pela organização da cavalgada noturna.
Fico no aguardo. Obrigada!