Sabe quantos objetos existem em órbita na Terra? E onde eles estão neste exato momento?

Já pensou acompanhar em tempo real onde está cada um dos 150 mil objetos, maiores de 30 cm, que estão em órbita na Terra? Um site desenvolvido por um jovem norte-americano lhe mostrará exatamente o que está sobre sua cabeça agora!

  
  
São mais de 370 mil artefatos, mas destes 'apenas' 150 mil possuem sua órbita acompanhada constantemente pela NASA e consequentemente, pelo Stuffin

Quando se olha para o azul do céu dificilmente pode-se ver algo além dos corpos celestes, mas existem milhares de objetos levados pelo homem que estão passando sobre a cabeça de cada ser vivo neste exato momento. Responsável extraoficialmente por monitorar cada um dos itens de diversos tamanhos e massas que orbitam na Terra, o governo dos Estados Unidos calcula que existam 370 mil objetos artificiais entre satélites, foguetes e lixo espacial ao redor do planeta.

Até recentemente, estes dados com as informações sobre a localização exata de cada um dos objetos eram disponibilizados apenas para quem se registrasse num demorado processo de cadastro no site do Departamento de Defesa dos Estados Unidos. Porém, o jovem norte-americano James Yoder, de 18 anos, resolveu usar a mesma base de dados do governo de seu país para criar o site (aberto) Stuffin Space que disponibiliza a posição exata de cada um dos objetos que orbitam na Terra.

O portal segue os moldes do Google Earth com uma visão do planeta em 3D, além disponibilizar as informações sobre cada objeto listado. A grande diferença entre ambos é que o programa do gigante da internet disponibiliza para visualização apenas os satélites e o Stuffin mapeia absolutamente todos os objetos artificiais com mais de 30 cm de diâmetro que estão em torno da Terra e que o governo dos Estados Unidos possuam conhecimento. Em números reais são mais de 370 mil artefatos, mas destes 'apenas' 150 mil possuem sua órbita acompanhada constantemente pela NASA e consequentemente, pelo Stuffin.

A simulação mostra em tempo real a localização de cada objeto, além da rota que ele realiza no entorno da Terra. Para facilitar a visualização, o site listou os tipos de equipamentos por cores. Os pontos vermelhos são os satélites, os pontos azuis são os foguetes e os cinzas são os detritos que cada lançamento da Terra deixou para trás desde 1954, início da Era Espacial. O site também permite aos usuários pesquisarem cada objeto pelo nome através de um campo de busca. Utilizando informações públicas, ele consegue prever com uma exatidão de alguns poucos quilômetros de margem de erro (numa área infinita!) onde está cada objeto.

  
  

Publicado por em