Mais antigo estádio do Brasileirão, Vila Belmiro completa 99 anos

O gramado que serviu Pelé, Robinho e Neymar recebeu o primeiro jogo de futebol 10 dias após sua inauguração oficial. Apelidado de Vila Belmiro, o estádio foi o primeiro a ter uma partida transmitida ao vivo pela televisão brasileira

  
  
Imagem datada de 22 de outubro de 1916, durante a primeira partida no Estádio do Santos FootBall Club

Jogo de futebol só começa quando a ‘bola rola’ e com estádio não é diferente. Por mais que tenha sido inaugurado oficialmente em 12 de outubro de 1916, o Estádio do Santos FootBall Club, como era conhecido na época, só realizou o primeiro jogo no dia 22 do mesmo mês. A partida contra o Clube Atlético Ypiranga foi vencida pelo Alvinegro Praiano, por 2x1 e era válida pelo Campeonato Paulista. O autor do primeiro gol na "Vila mais famosa do mundo" foi o santista, Adolpho Millon Júnior.

Apelidado de Vila Belmiro, em homenagem ao bairro onde está localizado, o estádio ganhou seu nome oficial apenas em 1933, após o falecimento do ex-goleiro, técnico e dirigente do clube, Urbano Vilella Caldeira Filho. Com capacidade atual para 16.798 pessoas, o alçapão, como é chamado pelos torcedores, passou por reformas nas últimas décadas que diminuíram pela metade a capacidade de lotação. Entre os anos 1960 e o início dos 1980, o estádio chegou a receber públicos que ultrapassavam a marca de 30 mil torcedores. Com regras de segurança mais brandas, a Vila Belmiro teve o número recorde de 32.986 espectadores numa partida entre Santos FC x Corinthians, em 20 de setembro de 1964. Devido a superlotação, a arquibancada cedeu aos 7 minutos do primeiro tempo, ferindo mais de 180 pessoas.

Se nos dias atuais construir um estádio só é possível através de um grande malabarismo financeiro, no passado não era diferente. A Vila Belmiro tinha capacidade inicial para 2 mil torcedores, em arquibancadas de madeira, e foi sendo ampliada ao longo dos tempos. Em 6 de maio de 1950, o gramado do estádio recebeu um esporte diferente, ao invés de gritarem gol, os torcedores puderam acompanhar uma luta histórica entre os pesos pesados Joe Louis e Tommy Giorgio, que visava arrecadar fundos para concluir as obras de ampliação da Vila.

Atualmente, o Santos FC costuma realizar seus principais jogos, em especial finais de campeonatos, em outros estádios visando um maior público e arrecadação. Com exceção da final do Campeonato Paulista deste ano contra o Palmeiras, o time da baixada disputou nos últimos anos diversas partidas decisivas fora do alçapão, como a finalíssima da Libertadores de 2011, que aconteceu no Pacaembu. No entanto, a Vila Belmiro não ganhou o apelido de caldeirão à toa, o estádio recebeu jogos históricos como uma disputa do Campeonato Sul-Americano de 1949, atual Copa América, entre Peru e Bolívia. A final da Copa Libertadores de 1962, entre Santos FC e Peñarol (Uruguai), também foi realizada no estádio.

Aos 99 anos, a Vila é o estádio mais antigo, em atividade, na primeira divisão do Campeonato Brasileiro, aproximadamente 10 anos mais velha que o segundo colocado, o São Januário, palco do Vasco da Gama, que foi inaugurado no final da década de 1920. O pioneirismo do alçapão não vem de agora, o Urbano Caldeira foi o primeiro estádio a ter um jogo de futebol transmitido ao vivo pela televisão brasileira. A partida, que aconteceu em 18 de setembro de 1955, foi disputada entre o Santos FC e Palmeiras, com uma vitória de 3x1 para os donos da casa. A emissora responsável pelo feito inédito foi a Rede Record.

Visitação
Aos interessados em conhecerem a "Vila mais famosa do mundo", o clube realiza visitas monitoradas com direito a inspeção do gramado e vestiários usados por Pelé & Cia. A viagem pela história santista começa no "Memorial das Conquistas”, que apresenta aos visitantes os troféus e raridades do clube e termina com uma visita ao campo de futebol. O museu funciona de terça à domingo e o ingresso custa R$ 13 (inteira) e R$ 6,50 (meia entrada). Já quem preferir conhecer o estádio sem sair de casa pode fazer uma visita virtual à Vila Belmiro, pelo Google Street View.

Tour Virtual


.

A Vila Belmiro é o estádio mais antigo, em atividade, na série A do Campeonato Brasileiro, aproximadamente 10 anos mais velha que o segundo colocado, o São Januário
Com capacidade para 16,7 mil pessoas, o estádio passou por reformas nas últimas décadas que diminuíram pela metade a capacidade de lotação
Por mais que tenha sido inaugurado oficialmente em 12 de outubro de 1916, o Estádio do Santos FootBall Club, como era conhecido na época, só realizou o primeiro jogo no dia 22 do mesmo mês
  
  

Publicado por em