Alemanha possui o verdadeiro castelo da Cinderela

Localizado na região da Baviera, o Castelo que serviu de inspiração para Walt Disney, no filme da Cinderela, é famoso por seu luxo e beleza singular. A construção foi responsável pela origem do apelidado de 'louco' que o rei Luís ganhou

  
  
A construção que durou 17 anos nunca foi concluída. O palácio foi projetado para ter 360 cômodos, mas apenas 14 foram finalizados

A história da Cinderela pode ser um conto de fadas, mas o seu Castelo existe de verdade. Localizado entre as cidades Füssen e Hohenschawangau, na Alemanha, Neuschwanstein foi construído na segunda metade do século XIX por ordens do Rei Luís II da Baviera. O local serviu de modelo para o famoso castelo da Cinderela, nas histórias de Walt Disney.

Baseado em outro palácio alemão onde morava o renomado maestro e compositor Richard Wagner, Neuschwanstein recebe mais de 1 milhão de visitantes por ano. Sozinha a majestosa construção recebeu 1/6 dos turistas que visitaram o Brasil em 2013. O enorme número de fãs é facilmente explicado quando se conhece o fantástico palácio que é considerado o principal símbolo da Alemanha.

O local foi construído em diversos estilos, entre eles clássico, medieval e bizantino. Ocupando uma área de 6 mil m², o castelo se destaca pelo luxo. A suntuosidade é tanta que o prédio conta com detalhes adornados em ouro, móveis esculpidos a mão e milhares de cisnes pintados nas paredes. Se sua beleza é indiscutível, ele também foi considerado um dos mais modernos da Europa em sua época. O prédio foi um dos primeiros a contar com água encanada, energia elétrica e estrutura de aquecimento a gás.

A construção que durou 17 anos nunca foi concluída. O palácio foi projetado para ter 360 cômodos, mas apenas 14 foram finalizados. A obra foi suspensa após a morte do rei, em 1886. Com tanto luxo, apenas o quarto para descanso real demorou quatro anos e necessitou de 14 trabalhadores para ficar pronto. Outro destaque é a sala do trono que possui dois andares e é o lugar mais luxuoso do castelo. O enorme salão possuía uma supertecnologia para a época que se chamava campainha eletrônica. O rei poderia chamar seus funcionários, de qualquer cômodo do castelo, pelo aparelho e ser ouvido no grande salão.

O nome Neuschwanstein significa, em alemão, “Novo Cisne de Pedra”. A escolha de Luís II é uma homenagem ao compositor Wagner por sua ópera “Cavaleiro do Cisne". Devido a grandiosidade do Castelo e a fortuna gasta no período de sua construção, o monarca também ficou conhecido como o "rei louco da Baviera".

Como chegar
Com passagens aéreas a partir de R$ 2360, os voos partem de várias cidades do Brasil rumo a Munique e todos são operados por companhias internacionais. Localizada a menos de 20 quilômetros da divisa com a Suíça, a região onde fica o Castelo é de fácil acesso.

Partindo de Munique é possível chegar em menos de 3 horas a Neuschwanstein. A melhor opção é utilizar o trem que sai da estação de Hauptbahnhof e seguir para Füssen. Chegando à cidade, na Baviera, pode-se usar um ônibus turístico que leva os visitantes até o Palácio. A entrada custa 12 Euros (R$ 47) por pessoa.

Mapa

A história da Cinderela pode ser um conto de fadas, mas o seu Castelo existe de verdade
O castelo foi um dos primeiros a contar com água encanada, energia elétrica e estrutura de aquecimento a gás
O nome Neuschwanstein significa, em alemão, “Novo Cisne de Pedra”
  
  

Publicado por em