Aos 60 anos de idade, Basílica de Aparecida recebe quase o dobro de visitantes da Torre Eiffel

Inaugurada em 1955, a Basílica comemorou em 2014 a marca de 12,2 milhões de turistas que a colocou entre os locais mais visitados do mundo. Segundo a consultoria Euromonitor, a igreja recebe quase o dobro de visitantes em relação a Torre Eiffel

  
  
O Santuário já recebeu a ilustra visita dos últimos três papas que comandaram a Igreja Católica

Construída entre 1946 e 1955, a Basílica que é a maior do mundo dedicada exclusivamente à Nossa Senhora e é considerada o maior símbolo do catolicismo brasileiro alcançou um número histórico em 2014. O complexo que possui 71,9 mil m² recebeu 12,25 milhões de visitantes, quase o dobro do número de turistas que visitaram a Torre Eiffel, símbolo maior de Paris. A famosa construção francesa recebeu 7 milhões de pessoas durante o ano passado. Os números são da consultoria internacional Euromonitor.

Ao longo dos anos o número de visitantes em Aparecida foi crescendo, mas entre tantos milhões de turistas alguns se destacaram. O local já recebeu a ilustra visita dos últimos três papas que comandaram a Igreja Católica. O primeiro a conhecer a Basílica foi o papa João Paulo II, em 1980. Cerca de 27 anos depois foi a vez de Bento XVI abrir a "V Conferência Episcopal Latino-americana e do Caribe", no Santuário. O último papa a pisar em Aparecida foi o argentino Francisco, no primeiro ano de seu pontificado, ao vir ao Brasil para a "Jornada Mundial da Juventude", em 2013.

Com números grandiosos, a Basílica conta com mais de 1,5 mil funcionários, 33 missionários e 800 voluntários. Seus 142,8 mil m² de área construída necessitaram de aproximadamente 40 mil m³ de concreto e demoraram 10 anos para serem concluídos. Considerada a maior igreja do mundo de adoração à Virgem Maria, a Basílica tem capacidade para 40 mil fiéis em seu interior.

Outras igrejas
A história da primeira igreja de Nossa Senhora Aparecida remete ao século XVIII, mais precisamente ao ano de 1745 quando foi inaugurada a primeira Capela na região em homenagem a Maria. Durante mais de 100 anos, o local funcionou como ponto de peregrinação e necessitou ser ampliado, ganhando uma nova igreja em 1888. A terceira e última foi a Basílica que foi inaugurada há 60 anos e desde então, se tornou um símbolo da fé cristã no Brasil.

Mapa
.

  
  

Publicado por em