Bebidas e drinks com maconha, batata, hortelã ou uva. Qual você prefere?

Conheça 10 bebidas tradicionais e seus países de origem.

  
  
Brindar com amigos pode ter um sabor diferente em cada lugar do mundo

Um país não é caracterizado apenas pelos seus monumentos e lugares históricos ou pela sua cultura e idioma.

Os hábitos de consumo e de produção de um país também possuem influência direta em como é a sua percepção diante do mundo, além de se tornarem atrações turísticas.

Com isso, tipos de comida e de bebidas também podem caracterizar um país. Por isso, não é difícil encontrar países que possuem bebidas típicas, que na verdade se tornam indispensáveis para uma experiência turística completa (para maiores de idade e apreciadores, claro).

Se você tem interesse em saber o que os outros países gostam de beber, confira as 10 bebidas de cada país – e surpreenda-se com algumas delas.

1. Caipirinha - Brasil

A mundialmente famosa combinação de cachaça, açúcar e limão não poderia ficar de fora e por isso a caipirinha é considerada um drink típico do Brasil.

A produção da bebida começou no Brasil nos tempos da escravidão, nos engenhos de açúcar. Com a popularização da bebida, rapidamente a caipirinha se tornou um símbolo nacional.

2. Pisco Sour - Chile

Ainda na América do Sul, é impossível ir ao Chile e não se deparar com um copo de pisco sour, o drink tradicional do país.

Esse drink é feito à base de pisco, aguardente de uva e bebida do país que é misturada com suco de limão e açúcar. Dependendo do modo de preparação pode-se incluir clara de ovo e amargo de angustura.

3. Mojito - Cuba

Já o popular mojito é feito à base de rum branco, açúcar, limão, água com gás e folhas de hortelã.

A decoração pode ser feita com rodelas de limão, garantindo um aspecto refrescante. <br />

4. Sangria - Espanha

A sangria, por sua vez, é feita de vinho tinto, vinho branco, suco de frutas e açúcar.

Ela é finalizada com pedaços de frutas em seu líquido e pode ter um sabor mais ou menos refrescante, dependendo das proporções de vinho utilizadas.

5. Amarula – África do Sul

A Amarula é um licor produzido a partir da fruta marula (característica do país) com creme de leite.

Sua textura é espessa e seu sabor adocicado. Embora seja uma bebida relativamente recente, é bastante conhecida e apreciada em todo o mundo.
A árvore que dá o fruto marula

6. Bhang - Índia

Embora o chai seja a bebida mais conhecida da Índia, é o provavelmente o bhang a bebida característica mais curiosa. O bhang é feito com uma mistura de leite e maconha e é utilizada para comemorar a chegada da primavera na região.

O bhang também pode dar origem a outras bebidas, como o bhang lassi e mesmo o bhang chai.

7. Margarita - México

Feito à base de tequila, a bebida mais famosa do México leva suco de limão e licor de laranja.

A borda do copo é feita com sal, garantindo o sabor característico da bebida.

8. Calvados - França

O calvados é um destilado feito de maçã obtido após a fermentação e destilação da cidra.

Quando misturado com cidra, dá-se origem o pommeau. Essa bebida pode ser consumida, inclusive, entre as refeições.

9. Vodca – Rússia

A vodca é uma bebida destilada, feita a partir de cevada, milho, figos, batatas, trigo ou ervas (dependendo do seu local de origem).

Apesar de ser feita a partir de cereais, batatas ou ervas, a vodca não tem sabor nem o cheiro destes alimentos. Isso porque o seu processo de purificação é extremamente exigente, e é por isso que dizem que as melhores e mais puras vodcas são incolores, inodoras e praticamente insípidas.

10. Aquavit - Escandinávia

A Escandinávia é uma área que abrange entre outros países, Suécia, Dinamarca e Noruega. E é nesses países que a Aquavit (traduzida como “água da vida”) é amplamente consumida. A bebida foi criada na Dinamarca, mas se popularizou nos seus países vizinhos em pouco tempo.

A Aquavit é feita a partir da destilação de batatas ou cereais e ganha na sua redestilação algumas ervas para deixar a bebida mais aromática, como cominho, anis, coentro, cravo entre outros. A bebida é servida normalmente bem gelada, e lá nos países escandinavos ela é tomada como aperitivo entre e durante as refeições.

As bebidas típicas de cada país, portanto, estão intimamente relacionadas à cultura e aos frutos e ervas originários de cada país. Muitos desses drinks, entretanto, pegaram carona na globalização e são conhecidos e apreciados em todo o mundo.

Vamos fazer um brinde?

  
  

Publicado por em