Cansou de Copacabana e Ipanema? Descubra 4 praias 'escondidas' na Cidade Maravilhosa

Fora da tradicional rota dos turistas, praias como Joatinga, Abricó e Secreto oferecem cenários paradisíacos no Rio de Janeiro e estão a poucos quilômetros do centro carioca

  
  
Preferida entre os surfistas, a Prainha fica escondida atrás do Maciço da Pedra Branca, num santuário ecológico

Ipanema, Leblon, Copacabana e Arpoador? O Rio de Janeiro oferece muito mais do que as já tradicionais e belíssimas praias, que diariamente recebem milhares de turistas. Ao todo, a Cidade Maravilhosa possui 71 praias, que vão muito além das famosas situadas na Zona Sul e Oeste, da capital fluminense.

Ao contrário das 'primas' mais conhecidas, as praias escondidas muitas vezes não possuem fácil acesso e em alguns casos desaparecem conforme o movimento das marés. Adorados pelos surfistas e até frequentados exclusivamente por nudistas, estes paraísos naturais guardam locais surpreendentes, que ficam longe da vista da maioria dos turistas. Apelidadas de 'escondidas' por estarem fora da rota principal dos 'praieiros', elas merecem a visita e justificam sair do trivial.

Prainha

Com muita natureza e ondas quase perfeitas, a Prainha é o paraíso dos amantes do surfe

Preferida entre os surfistas, a praia faz jus ao seu nome no diminutivo, tendo um trecho de areia de apenas de 700 metros de extensão. Escondida por morros, que são cobertos por um vasto e denso trecho remanescente de Mata Atlântica, ela está situada no Parque Ecológico da Prainha, atrás do Maciço da Pedra Branca. A praia também é famosa por suas diversas trilhas, que valem a visita, e é cercada por uma exuberante natureza.

Por ser um tradicional ponto de surfistas, ela conta com um serviço diferenciado de transporte, o Surfbus. O ônibus adaptado para pranchas, com capacidade para até 30 pessoas, faz o percurso entre às 7h e 19h. Já quem preferir ir de carro deverá seguir pela Barra no sentido do bairro do Grumari, através da Avenida do Estado da Guanabara, rumo ao Recreio dos Bandeirantes. A Prainha conta com alguns quiosques, que servem pequenas porções, sanduíches naturais, bebidas e açaí.

Mapa


.

Praia da Joatinga

Para não perder a viagem, a dica é acompanhar a tabela de marés e evitar 'não encontrar' a praia

Uma 'praia exclusiva' é a melhor definição para Joatinga, que está situada entre a Barra da Tijuca e São Conrado, no bairro do Joá. Devida a pequena extensão da faixa de areia, aproximadamente 300 metros, ela é rotineiramente encoberta pelas esverdeadas águas do mar carioca. A dica é planejar o passeio sempre com antecedência, se baseando na tabela de marés da região. Com uma trilha considerada fácil até para crianças, Joatinga tem acesso através de uma escadaria na Rua Sargento José da Silva. Quem optar ir de ônibus pode utilizar as linhas 332 e 557, mas quem preferir dirigir deve seguir pela Estrada do Joá até o condomínio Pascoal Segreto, que dá acesso a 'praia exclusiva'.

Mapa


.

Praia do Abricó

Não é permitida a entrada de banhistas vestidos em Abricó, somente naturistas são aceitos

Única praia carioca de nudismo, Abricó é afiliada à Federação Brasileira de Naturismo (FBrN). Utilizada desde a década de 1940 pelos naturistas, a praia só foi oficializada pela prefeitura para a prática, em 1994. Desde então, atrai cada vez mais interessados, de todas as idades, em conhecerem o peculiar estilo de vida.

Abricó está localizada na Zona Oeste do Rio de Janeiro, entre as praias de Grumari e a Prainha, no Parque Municipal de Grumari. Distante cerca de sete quilômetros do centro da cidade, o percurso passa pela Barra da Tijuca e segue pelo Grimari, através da Avenida do Estado da Guanabara, até a praia. Também conta com o serviço do Surfbus.

Mapa


.
Praia do Secreto

Para curtir a pequena e peculiar praia é necessário descer o íngreme paredão rochoso

Uma das menores praias do Brasil, Secreto possui apenas 12 charmosos metros de extensão, que como seu nome afirma, é 'quase secreta'. Escondida entre a Prainha e a Praia da Macumba, este pequeno paraíso carioca é famoso pelo difícil acesso, mas por valer a pena todo o esforço ao final do percurso. Formada por minipiscinas naturais, quando a maré está baixa, Secreto só é acessível através de uma íngreme trilha de pedras, que desce por 15 metros até a praia. Quem optar ir de carro deverá seguir pela Barra no sentido do bairro do Grumari, através da Avenida do Estado da Guanabara, rumo ao Recreio dos Bandeirantes (mesmo percurso rumo a Prainha). Também conta com o serviço do Surfbus.

Mapa

  
  

Publicado por em