Colômbia: um pedaço do Caribe que faz divisa com o Brasil

Com praias paradisíacas, muita cultura e um rio de cinco cores, a Colômbia é um pedaço do Caribe à poucas horas do Brasil. O país sul americano agrada a todos os tipos e gostos e bolsos!

  
  
Terra natal de Gabriel García Marquéz, Shakira e Botero, a Colômbia possui cerca de 47 milhões de habitantes e um litoral digno do Caribe!

Localizada ao norte da América do Sul e fazendo divisa com o estado do Amazonas, a Colômbia possui regiões paradisíacas. Entre os principais pontos turísticos da Colômbia está o famoso Caribe colombiano, o Parque Nacional de Tayronaa e o rio Caño Cristales que é conhecido por possuir cinco cores.

Cada vez mais famosa entre os brasileiros, a Colômbia recebeu em 2014 cerca de 124 mil turistas vindos do país. Em comparação a 2013, houve um crescimento de 39%. A expectativa é que em 2015, o número cresça ainda mais e ultrapasse a marca de 140 mil visitantes brasileiros.

Terra natal de Gabriel García Marquéz, Shakira e Botero, a Colômbia possui cerca de 47 milhões de habitantes. Ocupando 1,1 milhão de quilômetros quadrados, uma área equivalente ao estado do Pará, o país é composto basicamente por florestas tropicais, entre elas a Amazônia.

Caribe Colombiano

Principal cidade do litoral colombiano, Barranquilla também é a mais populosa da região

Principal região turística do país, o Caribe colombiano é composto por diversas cidades paradisíacas, mas duas se destacam das demais. Cartagena das Índias e Barranquilla ganharam fama mundial por seus atrativos. A região do caribe é conhecida como "Mar de 7 cores", pois quando o oceano é visto do espaço parece possuir diversas cores. Esta 'ilusão de ótica' ocorre devido a vários fatores, entre eles a profundidade do oceano, o tipo de areia e a presença de recifes de corais.

Principal cidade do litoral colombiano, Barranquilla também é a mais populosa da região. Localizada no litoral norte do país, a cidade ganhou fama internacional por ter um dos melhores e mais animados carnavais do mundo. A região que acolheu por anos o escritor Gabriel García Márquez, também se destaca por suas praias paradisíacas de água azul turquesa.

Assim como Barranquilla, Cartagena das Índias também hospedou Gabriel García Marquez e possui praias incrivelmente lindas. Ao melhor estilo Caribe, a cidade é banhada pelas águas quentes e verdes do Atlântico. Se a sua região costeira é linda por natureza, o homem tratou de melhorar ainda mais. Construída nos tempos da colonização, a Muralha de Cartagena possui oito quilômetros de extensão e cerca o bairro "Histórico" da cidade.

Parque Nacional de Tayrona

Criado em 1969, Tayrona possui um pôr do sol encantador

Localizado no estado de Magdalena, o Parque Nacional de Tayrona fica a cerca de 35 quilômetros da cidade mais antiga do país, Santa Marta. Criado em 1969, Tayrona possui 15 mil hectares e é famoso por abrigar num só território diversos tipos de ecossistemas. Habitado por índios Tayronas e ribeirinhos, o Parque possui acesso a praias famosas da região, como Castilletes, Recifes e Valencia.

Com boa infraestrutura para os turistas, o local possui um resort de selva e alguns restaurantes. A única estrada que dá acesso a Tayrona é a Rodovia do Caribe que saí de cidade de Santa Marta. Aberto diariamente, o Parque cobra uma taxa de entrada no valor de R$ 50 por pessoas.

Rio Caño Cristales

Durante a maior parte do ano, o rio permanece igual aos outros, mas durante cerca de três meses ele se transforma

Uma antiga lenda local diz que foi no rio Caño Cristales que o arco-íris se perdeu. Pode até ser uma lenda, mas o colorido incrível do rio é impressionantemente verdadeiro. Localizado na região de “Sierra de la Macarena”, o rio é conhecido como "o mais bonito do mundo".

Durante a maior parte do ano, ele permanece igual aos outros rios, mas durante cerca de três meses ele se transforma. No período sem chuvas, entre setembro e novembro, o nível d'água abaixa consideravelmente e o Caño Cristales ganha cores e vida. Com menos água, as algas recebem mais luz solar e se multiplicam formando um lindo tapete colorido no leito do rio. .

Além das algas multicoloridas, o Caño Cristales possui diversas pequenas piscinas naturais. Elas se formam com a força da correnteza na época da cheia e durante a seca criam um efeito único com dezenas de pequenas cascatas no leito rochoso do rio.

Mapa


.

Localizada no litoral norte do país, Barranquilla ganhou fama internacional por ter um dos melhores e mais animados carnavais do mundo
Também conhecido como
  
  

Publicado por em