Conheça 3 vilas que foram cenários de filmes de sucesso e existem na vida real

Construídas para serem utilizadas como cenários de filmes, algumas vilas resistiram ao tempo e estão conservadas como na época das gravações. Conheça os locais onde foram gravados os longas 'O Poderoso Chefão', 'Hobbits' e 'Popeye'

  
  
Atualmente, o local virou um museu a céu aberto que atrai turistas do mundo todo para conhecerem esta Vila pitoresca que serviu de cenário de gravação para o filme Popeye

Os cenários são partes fundamentais de um filme e em alguns casos roubam a cena do longa-metragem de tão reais e perfeitos que ficam. Planejados e construídos nos mínimos detalhes, estes 'mundos paralelos' em alguns casos não foram desmontados após o final das gravações devido ao sucesso que fizeram com o público. Muitos fãs podem não saber, mas os cenários de películas consagradas como "O Poderoso Chefão", "Hobbits" e "Popeye" existem e estão abertos para visitação.

Alguns deles foram construídos exclusivamente para a produção de Hollywood, já em outros casos parte de uma construção foi utilizada para criar um novo ambiente. Os locais usados nas gravações dos filmes "Hobbits" e "Popeye" foram erguidos apenas para a filmagem do longa, porém o sucesso foi tanto que decidiram deixá-los em exposição permanente. Já a região na Itália que serviu de plano de fundo para o casamento de Michael Corleone, em "O Poderoso Chefão" existia anteriormente, porém foi adaptada e permanece intacta até os dias atuais.

Vila de Savoca

O Bar Vitelli é um dos pontos turísticos mais visitados na região
O vilarejo que já foi o mais importante da região sobrevive atualmente com os turistas que o visitam em busca dos locais que deram vida ao mais premiado e famoso longa-metragem sobre a máfia italiana

Local escolhido minuciosamente para ser o cenário das gravações do casamento de Michael Corleone com Apollonia, a Vila de Savoca representa a Sicília de forma perfeita. Suas tradições, casarios de pedras e o clima do Mediterrâneo transportam os visitantes para dentro do filme "O Poderoso Chefão".

Conservando as aparências da época das gravações, locais como a Igreja de São Nicolau e o Bar Vitelli recebem anualmente milhares de turistas interessados em conhecerem os cenários utilizados no longa-metragem. Outra dica é visitar a praça central que também mantém o mesmo visual há 40 anos.

Localizada na Sicília, Savoca está a 15 quilômetros da idílica cidade de Taormina, no litoral da ilha. Construída a 300 metros de altitude e com aproximadamente 1650 habitantes, a vila que serviu de cenário para as gravações do filme foi fundada em 1139. Atualmente, o vilarejo que já foi o mais importante da região sobrevive com os turistas que o visitam em busca dos locais que encantaram Copolla e deram vida ao mais premiado e famoso longa-metragem sobre a máfia italiana.

Vila do Popeye

Após o término das gravações, as produtoras decidiram colocar abaixo o cenário do longa
Considerado um dos maiores clássicos dos desenhos animados e quadrinhos, o famoso marinheiro que “come espinafre para ficar forte” foi criado pelo cartunista norte-americano Elzie Crisler Segar

Localizada em Malta, a Popeye Village ou Vila do Popeye, foi construída em 1979 para ser cenário de um filme sobre o personagem. Concluído em apenas seis meses, o local possui 19 edifícios de madeira que foram erguidos por 165 trabalhadores. O longa-metragem protagonizado por Robin Williams foi rodado numa parceria entre a Paramount Pictures e a Walt Disney Productions.

Atualmente, a Vila se transformou num museu a céu aberto e funciona durante boa parte do ano (só não abre em dezembro, pois é inverno na região). Considerado uma das principais atrações turísticas de Malta, o "Popeye Village Fun Park" tem entrada gratuita. Suas casinhas coloridas e pitorescas ao melhor estilo 'vila de pescador' dão um charme único a região. O cenário fica ainda mais encantador com as águas esverdeadas do Mediterrâneo que banham o Popeye Village.

Mantida intacta até os dias de hoje, exatamente como no filme, a Vila possui apresentações dos personagens da Turma do Popeye, visitação aos cenários das filmagens, museus e diversas outras opções de diversão para as crianças e os adultos. Já para quem quiser relembrar os longas-metragens e desenhos animados do personagem poderá assistir as sessões no cinema local e recordar os tempos de criança. Aos mais curiosos a dica é garantir um lugar na sala de exibição no horário do documentário sobre a construção da Vila e descobrir, por exemplo, que toda a madeira utilizada na montagem foi trazida da Holanda e do Canadá, pois não existem florestas em Malta.

Vila dos Hobbits

Quem nunca sonhou em visitar a famosa vila dos Hobbits? Poucos sabem, mas ela existe e fica na Nova Zelândia
A Vila está localizada na fazenda 'Alexander', na região da cidade de Matamata. A visitação é aberta ao público, mas como a fazenda é uma propriedade particular não é permitido conhecer o vilarejo a qualquer hora do dia

Localizada na região norte do país, a Vila dos Hobbits foi construída em 1998 para as gravações da trilogia "O Senhor dos Anéis". Um dos maiores sucessos de todos os tempos do cinema e recordista em Óscar's, com 17 estatuetas, o filme mudou para sempre a vida da pacata região.

Situada na cidade de Matamata que possui 12 mil habitantes, a Vila dos Hobbits foi projetada especialmente para os filmes. Com o sucesso dos longas, o local se transformou num disputado ponto turístico e recebe milhares de visitantes por ano. A região foi escolhida a 'dedo' pelo diretor Peter Jackson que decidiu utilizar a área para montar o cenário do longa-metragem.

Após a escolha foram escavadas 40 casinhas subterrâneas, além da criação de outros prédios cenográficos que formariam a "Vila dos Hobbits". Depois de 17 anos da construção do vilarejo, o cenário ainda existe e está bem preservado. A Vila está localizada na fazenda 'Alexander' e a visitação é aberta ao público, mas como o local é uma propriedade particular há certas restrições em relação ao horário de funcionamento. Porém, mesmo com as regras é possível visitá-la diariamente.

  
  

Publicado por em