Conheça a Caverna de três pontes que na primavera se transforma em uma cachoeira. Veja fotos.

Parece cenário de filme épico, mas existe: depois do inverno o derretimento da neve das montanhas dá vida à caverna através de uma enorme cachoeira.

  
  

Parece cenário de filme épico, mas a caverna Pothole Baatara no Líbano é um local real e exuberante. Uma formação calcária gigante que, lapidada ao longo de milhões de anos pelas águas do degelo, ganhou três grandes pontes que a atravessam de um lado a outro, tornando-a ainda mais impressionante.

A Pothole Baatara, em Tannourine no Líbano, foi esculpida em calcário antigo ao longo de milhões de anos por água de degelo do inverno.

Além disso, durante a primavera as águas do degelo do Monte Líbano emergem do subsolo na cidade vizinha de Mgharet al-Ghaouaghir e alimentam a Cachoeira Baatara Gorge Waterfall, que despenca por mais de 250m para dentro da caverna por trás das três pontes... o cenário é incrível!

O lugar fica na aldeia Balaa, entre as cidades libanesas de Laqlouq e Tannourine; e é popularmente conhecido como "Gruta das Três Pontes".

A cachoeira, que é alimentada por água de degelo do Monte Líbano, cai a 250 metros de altura nas profundezas do Chasm desde o período Jurássico.
De acordo com os geólogos que estudaram as razões por trás da criação deste relevo espetacular acredita-se que a ponte mais alta do desfiladeiro pode ter surgido primeiro. Possivelmente uma sequência de erosões e colapsos deu origem as outras duas posteriormente.
Os turistas aventureiros também podem desfrutar da trilha de montanha do Monte Líbano. Também há parques de campismo na região para aqueles que preferem uma aventura extra.

Como chegar:

Saindo da capital libanesa, são cerca de 110km até a Gruta das Três Pontes, com a opção de pernoite em Byblos, onde há excelentes hoteis:

  
  

Publicado por em