Deserto do Saara já teve o maior lago de água doce do mundo

Fonte de água para 70 milhões de pessoa numa das regiões mais pobres da África, o Lago Chade encolheu mais de 95%, diminuindo sua área alagada de 360 mil para apenas 1,3 mil km²

  
  
No passado, a área do Lago Chade equivalia ao território da Alemanha e atualmente, é menor que a cidade de São Paulo

Há 6 mil anos o Saara, maior e mais quente deserto do mundo, possuía o maior lago de água doce do planeta. Ocupando na época uma área de 360 mil quilômetros quadrados, o Lago Chade, como é conhecido, ainda existe nos dias atuais, mas aproximadamente 95% menor do que em seu auge. Para efeito comparativo, o 'mar' no meio do atual deserto ocupava uma área superior à dos cinco Grande Lagos norte-americanos juntos.

Com a alteração das condições climáticas ao longo dos últimos milênios e ação do homem, o Lago Chade diminuiu de uma área de 360 mil km², aproximadamente o território da Alemanha, para os atuais 1.350 km², menor que a cidade de São Paulo. Proporcionalmente à diminuição de área alagada, a região desértica cresceu até ocupar os atuais 9 milhões de quilômetros quadrados, pouco menor que o território chinês. Se em seis milênios a área do lago caiu 90%, nos últimos 50 anos o seu tamanho teve uma redução de 94,8%. Em 1963, o Chade possuía 25 mil km².

Alimentado principalmente pelos rios Rio Chari e do seu afluente Lagone, o Lago Chade está localizado na fronteira de quatro países (Chade, Níger, Nigéria e Camarões) e conta com uma profundidade média de 1,5 metros e máxima de 10,5 metros. Há 6 mil anos era superior a 60 metros.

Atualmente, a grande preocupação dos governos locais é com a consequência de aproximadamente um século de exploração predatória na região. A bacia hidrográfica, que é formada por diversos rios e o lago Chade, abastece diretamente uma população de 70 milhões de pessoas, que já convivem com índices de extrema pobreza. Um exemplo é a pesca no lago, uma das principais atividades de subsistência da região, que caiu de 243 mil toneladas anuais para 40 mil, nos últimos 35 anos.

Devido aos constantes ataques terroristas do grupo islâmico Boko Haram na região, o turismo no Lago não é recomendado. Recentemente, os combatentes tomaram o controle de diversas bases militares às margens do lago, no lado do território nigeriano. Os terroristas também controlam boa parte do trecho navegável do Chade.

Mapa


.

Ocupando na época uma área de 360 mil quilômetros quadrados, o Lago Chade, como é conhecido, ainda existe nos dias atuais, mas aproximadamente 95% menor do que em seu auge
O Lago Chade diminuiu de uma área de 360 mil km² para os atuais 1.350 km²
A bacia hidrográfica, que é formada por diversos rios e o lago Chade, abastece diretamente uma população de 70 milhões de pessoas
  
  

Publicado por em