Grand Canyon? Conheça 5 cânions brasileiros; Veja fotos

Menos conhecidos que os famosos cânions internacionais, os brasileiros surpreendem os turistas com formações geológicas únicas e beleza genuinamente brasileira

  
  
Se na América do Norte o Grand Canyon reina absoluto, na América Latina o Cânion de Itaimbezinho é considerado o maior de todos

Quando se fala sobre cânions, muitos remetem seus pensamentos para o Grand Canyon, nos Estados Unidos, mas esquecem que no Brasil existem diversas gargantas, como também são conhecidos, e muitas vezes mais belas ainda que a famosa formação geológica norte-americana. Localizados principalmente nas regiões sul e central do país, eles atraem cada vez mais turistas com suas belezas naturais.

Se na América do Norte, o Grand Canyon reina absoluto, na América Latina o destaque é para o Cânion de Itaimbezinho, no Parque Nacional dos Aparados da Serra, que é considerado o maior de todos. Formadas ao longo de milhões de anos pela ação da erosão através de ventos e da água, estas formações rochosas entraram definitivamente no roteiro dos turistas brasileiros. Entre diversos 'canhões', termo usado na geologia para se referir a um vale profundo, alguns se destacam por seu colossal tamanho ou pela beleza ímpar, como o de Xingó, Apertados, Guartelá e da Fortaleza.

Cânion de Itaimbezinho (Rio Grande do Sul/Santa Catarina)

Tiago Pádua/ Flickr - CC BY 2.0
Tiago Pádua/ Flickr - CC BY 2.0

Localizado no Parque Nacional dos Aparados da Serra, o Cânion do Itaimbezinho se destaca com seus paredões de até 720 metros de altura, que cobrem uma área de 5,8 quilômetros e chegam até 2 mil metros de profundidade. O local ganha ainda mais vida com suas rochas que parecem pintadas de vermelho e amarelo quando o sol reflete.

O Cânion fica entre as cidades de Cambará do Sul (RS) e Praia Grande (SC), porém cada município dá acesso a uma área do Parque. Quem entrar pelo Rio Grande do Sul já chegará na parte alta do Cânion, já por Santa Catarina acessará pela parte baixa do desfiladeiro. O Parque Nacional dos Aparados da Serra possui três trilhas, sendo duas acessíveis pela parte alta e uma pela parte baixa.

Mapa


.

Cânion do Xingó (Sergipe)

Rosanetur/ Flickr - CC BY-SA 2.0
Rosanetur/ Flickr - CC BY-SA 2.0
Rosanetur/ Flickr - CC BY-SA 2.0

Um dos mais belos cânions do Brasil, o Xingó é famoso por ser banhado pelas águas cristalinas e esverdeadas do rio São Francisco, cercadas por paredões de coloração avermelhada. Com uma beleza ímpar, a região foi criada pelo homem, em 1994, após a inundação da área para a construção da Hidrelétrica de Xingó. Ao longo de mais de 60 quilômetros, o 'rio', que se formou no cânion, chega a ter mais de 190 metros de profundidade e está situado na cidade de Canindé.

Mapa


.

Cânion da Fortaleza (Rio Grande do Sul/Santa Catarina)

Lucas schnorr/ Wikimedia - CC0 1.0 Universal
Rafael Nicolaidis/ Flickr - CC BY 2.0

Localizado na divisa dos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, o cânion, que conta com desfiladeiros de até 900 metros de altura, foi batizado de Fortaleza por suas paredes remeterem as muralhas das antigas fortificações. A formação rochosa se estende por incríveis 5,8 mil metros de comprimento e chega a ter 2 mil metros de largura. Se a beleza do local já é suficiente para atrair os turistas, uma curiosa rocha de 30 toneladas e cinco metros de altura também vale a viagem. Apelidada de "Pedra do Segredo", ela está equilibrada numa base de apenas 50 centímetros de diâmetro. Um verdadeiro segredo da natureza!

Mapa


.

Cânion Guartelá

Fred Schinke/ Flickr - CC BY-ND 2.0
Fred Schinke/ Flickr - CC BY-ND 2.0

Considerado o mais longo do Brasil e sexto mais extenso do mundo, Guartelá corta o estado do Paraná, entre as cidades de Castro e Tibagi, por mais de 40 quilômetros. Datado do Período Mesozóico, o cânion foi esculpido pelo Rio Iapó ao longo dos milênios e conta com diversas quedas d'água, corredeiras, além de uma riquíssima flora e fauna. A região ainda é famosa por ser um dos sítios geológicos mais importantes do país e desde 1992, é protegida pelo Parque Estadual do Guartelá.

Mapa


.
Cânion dos Apertados (Rio Grande do Norte)

Vaguinho/ Wikimedia - CC BY-SA 3.0

Considerado o único cânion de rocha granítica do mundo, Apertados está situado em Currais Novos, no Rio Grande do Norte. Durante o período de cheia, o local serve de curso para as águas do Rios Picuí e dos Currais Novos e na época da seca, a região ganha diversas pequenas piscinas naturais. A área é formada predominantemente por uma vegetação rasteira, típica do semiárido brasileiro. A dica é visitar o local entre os meses de março e julho, quando os rios estão volumosos e criam uma paisagem ainda mais exuberante.

Mapa

  
  

Publicado por em