Litoral é só praia? Conheça a ponte que foi construída para transportar esgoto

Quando se fala no litoral paulista logo vem a cabeça das pessoas as belas praias da região, mas a Baixada Santista oferece muito mais. Um destes destaques pouco conhecidos do grande público é a Ponte Pênsil de São Vicente e sua original função

  
  
A Ponte Pênsil foi inaugurada em 24 de maio de 1914 e demorou dois anos para ser concluída, menos tempo que as atuais obras de restauro demoraram

No final dos anos 1800 e início do século XX, as pontes suspensas ganharam o gosto dos engenheiros ao redor do mundo. Sua 'magia' em suspender uma gigantesca estrutura de ferro apenas por cabos encantou a sociedade da época e inaugurou no mundo uma nova Era na engenharia. No Brasil não foi diferente e São Vicente, primeira vila brasileira, também foi a pioneira desta tecnologia no país. A Ponte Pênsil da cidade foi inaugurada em 24 de maio de 1914 e demorou dois anos para ser concluída.

O que muitas pessoas não sabem é o motivo real para a construção da Ponte. Ao contrário do 'lógico', que ela foi erguida para facilitar o acesso dos habitantes da região, a Ponte Pênsil tinha como principal finalidade transportar, por encanamentos, o esgoto das cidades de Santos e São Vicente rumo a Ponta de Itaipu, em Praia Grande. A ideia inicial previa a instalação de estacas, que cruzariam o mar, apenas para suspender o encanamento, mas o projeto final determinou que a melhor opção seria a construção de uma ponte suspensa. O percurso do esgoto era de 180 metros, elevado em uma altura de 23 metros sobre o oceano.

"Esta obra faz parte do projeto de Saturnino de Brito, patrono da engenharia sanitária brasileira, e foi essencial para garantir a ocupação da Cidade de Santos, que sofria com problemas por falta de saneamento. No final de 1800, metade da população chegou a morrer por conta das doenças de veiculação hídrica", explica o jornalista Rafael Oliva. Ele destaca, ainda, que os canais de Santos também são integrantes do projeto de Saturnino e que hoje garantem a drenagem urbana da Cidade.

Embora não fosse sua função prioritária, desde a inauguração também foi utilizada para a travessia de veículos, sendo que o primeiro carro a cruzá-la levava o então prefeito de São Paulo e futuro Presidente da República, Washington Luís. Atualmente, a estrutura suporta a passagem de veículos de pequeno e médio porte, além de pedestres. O tráfego de caminhões é proibido por questões de segurança.

Tombada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arquitetônico e Artístico Nacional (Condephaat), a estrutura não transporta mais esgoto e é utilizada 'apenas' para a locomoção urbana entre as cidades. Curiosamente, os tradicionais congestionamentos de veículos que ocorrem na ponte durante os horários de pico não são novidade. O primeiro engarrafamento registrado na história, no local, foi no dia da inauguração quando cerca de 20 veículos, vindos de São Paulo, tentaram atravessá-la e fizeram o trânsito da região parar.

Reforma
Reinaugurada no último mês de outubro após mais de dois anos fechada para obras, a ponte passou por uma reforma estrutural completa, incluindo a substituição de todos os 16 cabos de aço que a sustentam. A obra, que custou R$ 33 milhões, atrasou 15 meses a mais que a data prevista para a entrega.

A ponte caiu?
Na época da inauguração, a inovadora tecnologia ainda era desconhecida do grande público e surpreendeu pela 'falta' de vigas de sustentação no centro da ponte. Após a fita inaugural ser cortada, uma multidão a atravessou, o que ocasionou um pequeno balanço, natural para este tipo de equipamento, mas foi o suficiente para que o pânico gerado fizesse alguns populares se jogarem na água, com medo da estrutura ceder.

Mapa


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A Ponte Pênsil foi inaugurada em 24 de maio de 1914 e demorou dois anos para ser concluída, menos tempo que as atuais obras de restauro demoraram
O percurso do esgoto era de 180 metros, elevado em uma altura de 23 metros sobre o oceano
  
  

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