Madagascar possui Floresta de Pedra formada por rochas gigantes; Veja fotos

Com uma área de 1,5 mil km², a Reserva Natural Integral do Tsingy de Bemaraha ganhou fama mundial por dar a ilusão de ser uma enorme floresta de pedra quando vista de cima. As rochas que brotam do chão medem até 120 metros de altura

  
  
Esculpidas pela erosão do vento e da chuva ao longo de milhares de anos, os pilares possuem formação rochosa calcária

Madagascar é a terra das excentricidades. A ilha que é considerada única ganhou fama mundial por sua fauna e flora que se desenvolveram em total isolamento do resto do mundo. Se esta característica transformou o local num paraíso natural singular, a Floresta de Tsingy faz da região um lugar quase que único no planeta.

Conhecida mundialmente como ‘floresta de pedra’, a Reserva Natural Integral do Tsingy de Bemaraha encanta turistas do mundo inteiro com suas rochas pontiagudas que brotam do chão como árvores. Visto de cima, o parque parece uma enorme ‘floresta de pedras gigantes’.

Formada por grandes rochas que atingem até 120 metros de altura, Tsingy possui uma área de 1,5 mil km². Esculpidas pela erosão do vento e da chuva ao longo de milhares de anos, os pilares possuem formação rochosa calcária. O parque é um enorme labirinto de cavernas e pedras pontiagudas que atraem turistas atrás de aventura e belas paisagens. Com uma beleza singular, a 'floresta' é considerada Patrimônio Mundial pela UNESCO desde 1990.

Como o solo é rochoso, a região possui uma fauna e flora com poucas espécies e que sofre constantes inundações com as fortes chuvas que ocorrem no local. Se locomover dentro da Floresta de Tsingy é quase impossível, pois muitas vezes não há espaço mínimo para apoiar firmemente os pés entre as bases das rochas. Contudo, esta dificuldade de acesso tem seu lado positivo e mantém o local intocável há mais de 2 mil anos. Um dos poucos animais que se adaptaram ao ambiente hostil da Floresta de Pedra foram os simpáticos lêmures (espécie de primatas da região), além de algumas aves.

Madagascar
A ilha que é uma república semi-presidencialista (sistema de governo com Presidente e 1º Ministro) possui 22 milhões de habitantes e está localizada na costa leste da África, em frente ao litoral de Moçambique. Situada no centro de Madagascar, Antananarivo é a capital do país e principal cidade da nação africana.

Devido ao isolamento com o resto do continente, a ilha que é a 3ª maior do mundo possui uma fauna e flora única. Aproximadamente 80% das espécies animais e 90% das espécies vegetais encontradas em Madagascar só existem no local. O mesmo motivo que faz do parque um santuário ecológico, também o coloca na lista das regiões com mais espécies em risco de extinção.

Como chegar
Com voos saindo de São Paulo rumo a Antananarivo, as passagens aéreas custam a partir de R$ 5135. A rota é operada por empresas internacionais e há opções com ou sem escala.

Tsingy é acessível por rodovia através da cidade de Antsalova que fica a 130 quilômetros de distância da ‘floresta de pedra’. O percurso entre a cidade e a capital do país pode ser realizado de avião ou carro, porém é aconselhável optar pelo transporte aéreo devido a praticidade e economia de tempo.

Mapa


.

Confira fotos da Floresta de Pedra

Se locomover dentro da Floresta de Tsingy é quase impossível, pois muitas vezes não há espaço mínimo para apoiar firmemente os pés entre as bases das rochas
Formada por grandes rochas que atingem até 120 metros de altura, a Floresta de Tsingy possui uma área de 1,5 mil km²
Como o solo é rochoso, a região possui uma fauna e flora com poucas espécies e que sofre constantes inundações com as fortes chuvas que ocorrem no local
Conhecida mundialmente como ‘floresta de pedra’, a Reserva Natural Integral do Tsingy de Bemaraha encanta turistas do mundo inteiro com suas rochas pontiagudas que brotam do chão como árvores
Aproximadamente 80% das espécies animais e 90% das espécies vegetais encontradas em Madagascar só existem no local
Devido ao isolamento com o resto do continente, a ilha que é a 3ª maior do mundo possui uma fauna e flora única
  
  

Publicado por em