Maior cachoeira do mundo é mais alta que um arranha-céu de 163 andares

Localizada na Venezuela, a Angel Falls possui 979 metros de altura e é mais alta que o maior arranha-céu do mundo. Descoberta em 1937, a Catarata está no Guinness Book e recentemente teve seu nome alterado

  
  
Localizada na Venezuela, a Angel Falls possui 979 metros de altura e 807 metros de queda ininterrupta

Existem milhares de cascatas e cataratas espalhadas pelo mundo, mas qual é a mais alta de todas? Localizada na Venezuela, a Angel Falls é a dona deste recorde. Com 979 metros de altura e 807 metros de queda ininterrupta, o local fica dentro do Parque Nacional de Canaima e é mais alto que o maior arranha céu do mundo, o Burj Khalifa que possui 828 metros de altura e 163 andares. Suas águas vem do rio Churún que brota próximo ao desfiladeiro.

Sua altura recorde foi determinada oficialmente, em 1949, pela National Geographic Society. Anos mais tarde foi a vez do "Guinness World Records" reconhecer a Angel Falls como a catarata mais alta do mundo.

Conhecida por sua exuberância, a Angel Falls equivale a 19 vezes o tamanho das Cataratas do Niagara que é de 51 metros nas quedas mais altas. Quando comparada as Cataratas do Iguaçu, ela é cerca de 10 vezes mais alta. A queda brasileira possui altura máxima de 82 metros.

Devido a distância percorrida pela água do topo até a base, ela quase não chega ao solo em estado líquido. A névoa fina e o pouco de água que chega a terra firme gera a encantadora lagoa Canaina. A chuva 'artificial' que a catarata cria é um show a parte para os milhares de turistas que visitam o local anualmente.

Mudança de nome
Seu nome é uma homenagem ao aviador norte-americano Jimmy Angel que descobriu a Catarata em 1937. Porém, com a recente onda de nacionalização que a Venezuela passou durante o governo de Hugo Chávez, nem o nome dela sobreviveu. Por não achar correto homenagear um estrangeiro, em especial um norte-americano, o governo alterou para um nome indígena. Agora, a antiga Angel Falls chama-se "Kerepakupai Merú".

Parque Nacional de Canaima
Está localizado na região sudoeste da Venezuela, próximo ao Rio Orinoco, no estado de Bolívar. Considerado o sexto maior Parque do mundo, o Canaima possui 3 milhões de hectares e é dividido em duas partes (ocidental e a oriental).

Declarado Patrimônio Mundial da Natureza pela UNESCO, o Parque é formado basicamente pela Floresta Amazônica e fica próximo a divisa com o Brasil. Acessível através trilhas ou por rios, a região oferece belas paisagens aos turistas que se aventuram pelas matas fechadas que compõem o local.

Como chegar
Para se chegar ao Parque é possível ir de carro, mas a forma mais segura e aconselhável é indo de avião. O principal aeroporto local é o de Canaima que fica na região ocidental do Parque. Há voos saindo das cidades de Caracas, Margarita, Puerto Ordaz, Ciudad Bolívar e Santa Elena, rumo ao aeroporto. Do Brasil partem dezenas de voos diários de diversos aeroportos do país rumo as principais regiões venezuelanas.

Mapa
.


Exibir mapa ampliado

A Angel Falls é reconhecida pelo
Devido a distância percorrida pela água do topo até a base, ela quase não chega ao solo em estado líquido

ERRATA (23h40): O tamanho do parque é de 3 milhões de hectares e não 3 mil, como afirmado inicialmente no texto.

  
  

Publicado por em