Maratona 'Game of Thrones': Conheça 5 cenários reais e paradisíacos da série

Com o lançamento da 6ª temporada, a produção norte-americana continua conquistando fãs não só pela trama, mas também por seus cenários únicos, que já rodaram sete países

  
  
O templo de Mussenden e a praia de Downhill, na Irlanda do Norte, foram usados como cenários nas gravações das cenas que mostram o imponente castelo de Dragonstone e a ilha de mesmo nome

No último domingo (24), os fãs de 'Game of Thrones' voltaram a sentar na poltrona para assistir a um episódio inédito da premiada série norte-americana. Grande vencedora na última edição do Emmy, com 12 prêmios, ela foi filmada em diversos países. Com cenários únicos, o seriado conquistou um público fiel, ao longo de seis temporadas, tanto pelo enredo quanto pelas paisagens idílicas das regiões escolhidas a 'dedo' para a gravação dos episódios da série da HBO.

Com cenas gravadas em diversos países, como a Islândia, Espanha, Croácia e Irlanda do Norte, a série é um convite para conhecer vários paraísos ao redor mundo, mas melhor ainda é visitá-los 'ao vivo'! Com cidades medievais, cavernas com água cristalina e pontes romanas, alguns cenários mais do que justificam sair do sofá e embarcar numa viagem rumo ao mundo real de 'Game of Thrones'.

Ponte Romana de Córdoba (Espanha)

James Blick/ Flickr - CC BY-ND 2.0

Localizada na cidade espanhola de Córdoba, a famosa construção composta por 16 arcos, que aparece na série como a Ponte de Volantis, foi projetada pelos romanos há mais de 1,9 mil anos e ainda está de pé, servindo para sua finalidade inicial. Erguida apenas com pedras da região, a ponte é considerada Patrimônio Mundial pela UNESCO, juntamente com o centro histórico da cidade. Quando foi construída era a única forma de cruzar o Rio Guadalquivir, ligando a região central de Córdoba ao Campo da Verdade.

Mapa


.

Aït-BenHaddou (Marrocos)

Maureen/ Flickr - CC BY 2.0

Fundada em 757, a cidade-fortificada está situada na região de Souss-Massa-Drâa, uma antiga rota de mercadores, que interligava o Saara e a cidade de Marrakech. O vilarejo, que é protegido por fortalezas com até 10 metros de altura, foi usado como cenário de gravação em "Game of Thrones" para as cidades de Yunkai e Pentos, respectivamente, a menor e a maior das cidades livres, na Baía dos Escravos.

Mapa


.

Cidade Medieval de Dubrovnik (Croácia)

Ivan Ivankovic/ Flickr - CC BY 2.0

A cidade croata utilizada como cenário de gravação de "Game of Thrones" é um museu vivo. Suas muralhas milenares dão um clima ainda mais encantador ao local e fazem da região o principal ponto turístico do país. Construída durante a Idade Média, Dubrovnik possui mais de 1,4 mil anos de história e justifica o apelido de "pérola do Adriático". Aproveitando o sucesso do seriado há diversos pacotes turísticos vendidos por operadoras locais para que os fãs possam conhecer os cenários de gravação. Custando entre R$ 340 e R$ 1520 é possível visitar as locações utilizadas na série, em Dubrovnik.

Mapa


.

Caverna de Grjótagjá (Islândia)

Jennifer Boyer/ Flickr - CC BY-ND 2.0

A idílica caverna islandesa é o cenário do ninho de amor entre os personagens Jon Snow e Ygritte, em "Game of Thrones", mas na vida real ela é uma falha geológica formada pelo choque das placas tectônicas da América e da Europa. Se a beleza ímpar já é um atrativo turístico, a água cristalina que inunda a caverna ainda é aquecida naturalmente devida atividade geotérmica da região, transformando a pequena lagoa numa piscina termal. A temperatura média atual da água é de 44ºC, mas na década de 80 chegou a mais de 60ºC, impossibilitando o uso pelos visitantes.

Mapa


.

Templo de Mussenden (Irlanda do Norte)

John Purvis/ Flickr - CC BY 2.0

O templo de Mussenden e a praia de Downhill, que estão situados na costa noroeste da Irlanda do Norte, foram usados como cenários nas gravações das cenas que mostram o imponente castelo de Dragonstone e a ilha de mesmo nome. Erguido em 1785, pelo conde Frederick Augustus Hervey em homenagem a seu primo Frideswide Mussenden, o templo ainda hoje é usado para cerimônias de casamentos. Curiosamente, quase que o cenário de Dragonstone não pode ser usado nas gravações de "Game of Thrones". Devida a erosão causada pela ação do vento e da água nas falésias onde o edifício foi construído, ele quase desabou no Oceano Atlântico, mas em 1997 um grupo de engenheiros conseguiu estabilizar o desgaste do penhasco.

Mapa

  
  

Publicado por em