México possui caverna com os maiores cristais do mundo

Localizada no México, a mina de Naica é famosa por possuir cristais de selenita gigantes que medem mais de 12 metros de comprimento por 4 metros de largura. Porém, o local não pode ser visitado por questões de saúde

  
  
Medindo 11 metros por 30 metros de comprimento, a mina abriga cristais com até 55 toneladas

Olhando de longe parece que encolhemos! A Caverna dos Cristais Gigantes de Naica encanta por seu tamanho monumental, mas infelizmente não está aberta para visitação. Seus cristais de selenita são considerados os maiores do mundo em tamanho e estão incrustados a mais de 300 metros abaixo do nível do solo. Localizado no estado de Chihuahua, na região norte do México, o local foi encontrado por mineradores que trabalhavam na extração de prata nas proximidades.

Descoberta em 2000, a mina está localizada a 120 metros de profundidade abaixo da "Caverna dos Cristais" que é uma galeria que possui milhares de pedras formadas pelo material. Incrivelmente linda, a primeira caverna parece 'apontar centenas de espadas' para os visitantes ao longo do túnel. Numa das escavações em seu interior, os mineiros chegaram até uma nova gruta, mas com cristais gigantes. Ao todo, existem três cavernas com este tipo de pedra na região.

Conhecida como caverna dos "Cristais Gigantes de Naica", o local possui pedras com dimensões surpreendentes. Medindo 11 metros por 30 metros de comprimento, a mina abriga cristais com até 55 toneladas. Cada um deles possuem tamanhos e formas diferentes, porém todos são gigantes. O maior de todos mede incríveis 12 metros de comprimento por 4 metros de diâmetro.

Visitada por poucas e sortudas pessoas, a Caverna dos Cristais Gigantes de Naica não possui condições para ser aberta ao público. Como a umidade relativa do ar no local é de 100%, a simples respiração já poderia causar desmaios e outras sequelas ao organismo. Sem a utilização de máscaras e roupas apropriadas, um ser humano resistiria entre 6 e 10 minutos dentro do local.

Após ser estudada e analisada minuciosamente, a caverna será selada. Ainda não há uma data programada para isso, mas ocorrerá nos próximos anos. Com seu fechamento, o nível d'água voltará a subir e permitirá o retorno do crescimento dos cristais.

Mapa

Visitada por poucas e sortudas pessoas, a Caverna dos Cristais Gigantes de Naica não possui condições para ser aberta ao público
  
  

Publicado por em