Natureza 'dribla' poluição e cria praia feita de vidro

Localizada na Califórnia, a Glass Beach atrai turistas do mundo inteiro para conhecer a praia que é formada por milhões de pequenos pedaços de vidro. No início do século XX, a região era um grande depósito de lixo a céu aberto

  
  
O reflexo do sol nas 'pedrinhas' cria uma explosão de cores e vida

Existem centenas de tipos de praias espalhadas pelo mundo, desde com areias coloridas até formadas inteiramente por pequenas conchas. Porém, uma delas se destaca por ser única e surpreendentemente linda. Localizada em Fort Bragg, na Califórnia, a Glass Beach (Praia de Vidro, em português) faz jus ao nome e é composta por milhões de pequenos pedaços coloridos de vidro que se misturam à areia. Se as várias cores dos vidros já chamam atenção de quem chega a praia, durante o entardecer a visão fica ainda mais paradisíaca. O reflexo do sol nas 'pedrinhas' cria uma explosão de cores e vida.

Se a beleza do local é indiscutível, a forma que chegou-se a ela é bem contestável. No início do século XX, não havia a preocupação ambiental dos dias atuais e centenas de pessoas que moravam na região despejavam seus lixos jogando-os do alto de um penhasco ao lado da praia. Entre os objetos descartados estavam toneladas de garrafas de vidro, além de eletrodomésticos antigos e até carros!

Com o passar do tempo, a natureza foi fazendo sua parte e amenizando a situação caótica que se encontrava a região de Fort Bragg. O atrito das ondas e a própria areia foram lapidando os afiados pedaços de vidro e os transformaram em simples pedras coloridas. Já na década de 1960, foi a vez do governo norte-americano fechar a praia e iniciar uma ação de limpeza no local. Após a remoção de milhares de toneladas de lixo, os pequenos pedaços de vidro não puderam ser retirados devido ao seu tamanho e permaneceram na região. Com o tempo, a areia foi sendo 'tingida' por milhões de pedrinhas coloridas que originaram o nome da praia.

Até 1998, o local era uma propriedade particular, mas após um acordo entre o proprietário e o governo, a área foi transformada no Parque Estadual de MacKerricher. A região só foi reaberta ao público em 2002, após o fim de mais um processo de limpeza dos detritos de grande porte que ainda estavam abandonados na praia.

Com o tempo, a areia foi sendo 'tingida' por milhões de pedrinhas coloridas que originaram o nome da praia

Como chegar
Localizada na região norte da Califórnia, a cidade de Fort Bragg fica a 305 quilômetros de distância da capital do estado, Sacramento. Seguindo pela Rodovia West Side chega-se a cidade da "Praia de Vidro".

Partindo do Rio de Janeiro rumo a Sacramento, os voos são operados por companhias nacionais e internacionais. Com duas escalas, as passagens aéreas de ida e volta custam a partir de R$ 2430.

Mapa

No início do século XX, não havia a preocupação ambiental dos dias atuais e centenas de pessoas que moravam na região despejavam seus lixos jogando-os do alto de um penhasco ao lado da praia
Até 1998, o local era uma propriedade particular, mas após um acordo entre o proprietário e o governo, a área foi transformada no Parque Estadual de MacKerricher
  
  

Publicado por em