O Havaí é muito mais que surf e hula-hula

Além das maiores ondas do mundo e do maior vulcão em atividade, esse paraíso está cheio de paisagens deslumbrantes.

  
  
A Meca dos surfistas com suas ondas gigantes que atraem surfistas profissionais, amadores e amantes do esporte de todas as partes do mundo

O arquipélago que forma o Havaí está localizado no meio do Oceano Pacífico, pertence aos EUA e é conhecido historicamente pelo nome de Ilhas Sanduíche ("Sandwich Islands"). Sua capital é Honolulu, que está a mais de 3100 km de qualquer outro estado americano.

Sua economia está baseada primariamente no turismo. Não por acaso o Havaí é a Meca dos surfistas com suas ondas gigantes que atraem surfistas profissionais, amadores e amantes do esporte de todas as partes do mundo.

Apesar disso, o Havaí é muito mais do que o surf e o hula-hula. É um local de natureza exuberante e cheio de recantos escondidos que muitas vezes não são tão divulgados quanto as famosas ondas e os grandes campeonatos de surf.

Estado de origem do atual presidente dos EUA, Barack Obama, o Havai tem um povo alegre e bastante receptivo. É o destino certo para quem procura paisagens de tirar o fôlego ou grandes aventuras.

Sendo assim, confira aqui um pouco desses encantos e programe sua próxima viagem para o Havai, mesmo que você não seja surfista.

Como ir e onde ficar no Havaí

Saindo do Brasil, não existem voos diretos para Honolulu, principal ponto turístico, e por isso o mais indicado é escolher um voo direto para os Estados Unidos, como para Los Angeles, passar a noite e então pegar um voo direto para Honolulu, garantindo seu conforto. Ao chegar em Honolulu, você terá acesso facilitado a todas as ilhas.

Assim, você pode se hospedar em Oahu, que é onde fica Honolulu ou em Kauai, Big Island, Maui ou Molokai. Essa escolha, entretanto, dependerá dos seus objetivos: se quiser mais conforto, fique em Oahu; se quiser fazer trilhas, vá para Kauai; se quiser paisagens de tirar o fôlego, escolha Big Island. Qualquer que seja sua escolha, entretanto, é fundamental alugar um carro para ter maior mobilidade na ilha.

Melhor época para ir ao Havaí

Embora possua clima tropical e, com isso, seja quente o ano inteiro, a melhor época para ir ao Havaí fica entre abril e setembro. Isso porque de novembro a janeiro é o período de chuvas e, com isso, você pode ter a sua viagem atrapalhada.

Quem deseja economizar, entretanto, deve escolher ir de setembro a novembro, já que é um período de baixa estação e os preços ficam mais baratos.

Atrativos do Havaí

Que o Havaí possui belas praias com ondas incríveis, praticamente todo mundo sabe. Quem deseja ir além do senso comum, entretanto, precisa conhecer os principais atrativos do lugar, conseguindo uma viagem memorável. Aqui vão algumas sugestões.

Sweetheart Rock, Lanai

É um mirante com formação rochosa de cor avermelhada e que fornece uma vista incrível para o oceano. Fica localizado entre Hulopoe Bay e Manele Bay

Escadas Haiku, Oahu

É uma escada com quase 4 mil degraus que leva o visitante a uma altura de 850 metros, com uma vista incrível do Vale de Haiku

Banzai Pipeline, Oahu

Quem quer surfar precisa conhecer essa pico de surf, que possui ondas consideradas perfeitas

Cerimônia anual das lanternas flutuantes, Ala Moana Beach, Oahu

Em forma de lual, essa cerimônia homenageia os antepassados com lanternas sendo jogadas ao mar. Atrai mais de 40 mil pessoas e acontece em maio

O banho da rainha, Kauai

Trata-se de uma piscina natural com vista para o mar e águas calmas. Não é indicada no inverno devido à violência das ondas do mar

As sete piscinas sagradas, Maui

Um conjunto de cachoeiras cercado por muita natureza e perfeito para quem procura tranquilidade

Wailua Falls, Maui

Já essa dupla de quedas d’água possui 53 metros de comprimento com um lago natural ao seu redor
Vista aérea

Floresta de Bambus, Haleakala National Park, Maui

A floresta fica localizada em um parque, com trilhas e opções para quem deseja explorar o local

Honokohau Falls, Maui

É a maior cachoeira da ilha, com 335 metros e altura, e fornece uma vista deslumbrante

Estrada para Hana, Maui

Uma rodovia costeira com 90 km, mais de 600 curvas e um visual de tirar o fôlego

O topo do Mauna Kea, Big Island

É a montanha mais alta do mundo, se levarmos em consideração a medição desde a base até ao pico – tem 10 203 metros a partir do fundo do oceano Pacífico (5898 metros abaixo da superfície, e 4205 metros acima).

Tem o ar considerado mais limpo do planeta e pode ser visitada de carro ou escalada
Este é o cume sagrado para os havaianos. A silhueta no topo são as sombras dos observatórios astronômicos

Vulcão Kilauea, Big Island

É o vulcão mais ativo do mundo e fornece uma paisagem perigosa e incrível ao mesmo tempo
Detalhe da lava escorrendo

Cânion Waimea, Kauai

Cânion com mais de 15km de extensão e 900 metros de altura, mostrando as belezas e as cores da ilha

Costa Na Pali, Kauai

Um local repleto de cachoeiras, penhascos e que também possui uma área de preservação ambiental
Detalhe de uma das cachoeiras vista da praia

Praia de vidro, Kauai

Seu nome deve-se à areia que parece ser feita de vidro, sendo um dos locais mais interessantes do planeta

Árvores Banyan

São árvores exóticas que chamam a atenção devido ao seu crescimento diferenciado – suas raízes são aéreas e uma única árvore pode ocupar quilômetros de extensão

Cavernas marinhas, costa de Na Pali, Kauai

Na Pali também oferece algumas das mais incríveis e inexploradas cavernas marinhas, sendo perfeitas para quem ama aventura

Os penhascos marinhos de Molokai

A paisagem espetacular da costa norte de Molokai foi criada durante um dos maiores deslizamentos de terra, criando falésias escarpadas, esses grandes paredões que terminam no mar.

E então, o que achou? Prepare suas malas e programe sua próxima viagem para esse paraíso que é o Havaí.

  
  

Publicado por em