Rotterdam Market Hall - mais que um mercado, uma obra de arte da arquitetura Holandesa

Não, você não escorregou no buraco do coelho, no país das maravilhas, com frutas gigantes e chuvas de vegetais por todo o teto. Essa capela Sistina de produtos frescos é o novo mercado municipal de Rotterdam.

  
  
Uma façanha estrutural improvável

A Holanda é um país de arquitetura riquíssima e isso não é diferente em se tratando de Rotterdam, a segunda cidade mais importante dos Países Baixos – a primeira é, naturalmente, a capital Amsterdam.

É em Rotterdam (ou Roterdã, em sua forma abrasileirada) que está o maior porto da Europa. Além disso, pontes e outras construções arquitetônicas impressionam por sua beleza e significado. Dentre as construções mais bonitas e impressionantes está o Mercado de Rotterdam, finalizado apenas em 2014.

Conhecido localmente como Markhal Rotterdam, esse mercado é uma inovação que já fazia sucesso antes mesmo de ser concluído. Conheça mais sobre a história desse mercado, como chegar e curiosidades sobre ele.

O Mercado de Rotterdam

O Mercado de Rotterdam foi inaugurado em 2014 pela rainha Máxima dos Países Baixos e idealizado e construído pela empresa MVRDV. Esse mercado é o primeiro mercado de alimentos coberto da Holanda, mas, em verdade é muito mais do que isso.

Em seus mais de 300 mil metros quadrados, o Mercado de Rotterdam é, na verdade, um híbrido entre mercado de alimentos e complexo habitacional. Além de seus 96 quiosques de alimentos, de seus restaurantes e perfumarias, o mercado possui 228 apartamentos residenciais para aluguel ou venda

Uma obra arquitetônica única e com características que visam a mudar a forma como os habitantes vivem e se relacionam.

Como chegar ao Mercado de Rotterdam

O acesso ao Mercado de Rotterdam é bastante facilitado, já que ele fica a apenas 8 minutos a pé de Blaak, a estação de trem da cidade. Com isso, existem muito hotéis próximos ao mercado, o que facilita seu acesso.

Além disso, o mercado está a cerca de meia hora, de carro ou de ônibus, do aeroporto de Rotterdam - o Rotterdam The Hague Airport. O transporte público está disponível a cada 15 minutos para o local e, portanto, é bem simples chegar ao mercado.

O mercado também fica localizado a apenas 20 minutos, à pé, da estação central de Rotterdam – a Rotterdam Centraal.

Curiosidades sobre o Mercado de Rotterdam

A cidade de Rotterdam lançou um concurso para escolher como seria o design do mercado. O vencedor foi o escritório MVRDV, junto de outros profissionais que ajudaram no projeto.

O mercado tem formato de ferradura e possui um espaço livre de 40 metros bem no centro, possibilitando da existência dos restaurantes e dos quiosques

O mercado possui um grande painel colorido com o trabalho de diversos artistas. Com isso, sua passagem aberta é totalmente colorida e intensa
Intenso também é o movimento dos restaurantes e quiosques do mercado
Produtos frescos, embutidos e defumados
Quiosques bem decorados não destoam da obra
Delícias artesanais do Cake Shop
Como o mercado foi construído, basicamente, utilizando tiras de aço, como em uma raquete, quase não há itens construtivos para afetar a visão. Com isso aliado à fachada de vidro, quem está de fora consegue ver as cores do mercado a qualquer hora do dia

Toda a carga e descarga de produtos são feitas no estacionamento do mercado, que fica no subsolo e tem capacidade para 1.200 veículos. Esse fato permite que os moradores não sejam atrapalhados por barulhos logo pela manhã.

Detalhe das janelas dos Apartamentos. Todos eles possuem uma proteção extra no vidro para evitar barulhos e odores e possuem espaços de 80 a 300 m²
Durante a noite, a iluminação faz o mercado ficar mais bonito ainda

Assim, o Mercado de Rotterdam é uma parada indispensável se você estiver nos Países Baixos. Além de poder se alimentar bem e conhecer um pouco mais da cultura você poderá se impressionar com uma das maravilhas arquitetônicas da cidade.

  
  

Publicado por em