Sabe onde termina a famosa Muralha da China?

Construída ao longo de mais de 1,7 mil anos e com 21 mil quilômetros de comprimento, a Grande Muralha termina na bela e inóspita região de Jiayuguan

  
  
Apelidada como

Conhecida por seu tamanho colossal que criou até a lenda de ser possível vê-la do espaço, a Muralha da China se estende por boa parte do território do país e corta longas planícies e áreas montanhosas. Considerada uma das "Sete Maravilhas do Mundo Moderno", a construção possui vários trechos famosos, mas poucos sabem onde ela termina.

Apelidada como "passagem de Jiayuguan", a região ficou famosa por ser o último posto avançado da muralha. Localizado no deserto de Gobi, na província de Gansu, o Jiayuguan Fort foi construído em 1372 durante a dinastia Ming e utilizado para muito mais do que uma simples barreira de proteção. Ao longo dos anos, sua função foi desde armazenagem de alimentos e hospedagem de guardas até um museu. Considerado o mais antigo prédio em funcionamento da China, o posto resiste ao tempo e atrai turistas do mundo inteiro para conhecerem o 'fim da Grande Muralha'.

Após séculos de desativação, o local recebeu um museu sobre a história da Muralha. Considerado o mais completo e visitado centro de exposição sobre o assunto, o museu possui uma réplica da construção. Na maquete é possível ver com exatidão o tamanho e a área que a Muralha abrange no território chinês.

Ao seu redor existem pequenos grupos de nômades que fazem passeios turísticos com camelos e alugam arcos e flechas para uma disputa de tiro ao alvo. Por ficar numa região inóspita da China, o Jiayuguan Fort não é o ponto mais visitado da gigantesca construção. No verão, a região possui um clima árido e durante o inverno, as fortes nevascas fazem do posto uma área quase inabitada.

Ao contrário da tradicional imagem da épica obra, a construção de seus últimos quilômetros não foi tão glamorosa quantos outros trechos. Erguida a base de tijolos de barro amassado, a "passagem de Jiayuguan" representou o fim da mais mortal construção humana. Aproximadamente 1 milhão de pessoas morreram em consequência da obra, cerca de 80% dos trabalhadores que participaram dela.

Grande Muralha da China

Localizado no deserto de Gobi, na província de Gansu, o Jiayuguan Fort foi construído em 1372 durante a dinastia Ming e utilizado para muito mais do que uma simples barreira de proteção

A "Muralha da China" é na realidade a junção de diversos grandes muros que se estendiam ao longo da Ásia. Construídos para protegerem vários reinos, eles foram totalmente unificados após a criação do Império Chinês.

O material utilizado em cada trecho variava conforme sua localização. Quanto mais próximo dos grandes centros urbanos, melhor era o material usado na obra. Por isso, em determinados trechos utilizaram pedra na construção e em outros, o material escolhido era o tijolo de barro amassado. Devido a maior fragilidade da argila, muitos deles já não existem mais.

Com intermináveis 21.196 quilômetros de extensão e altura média de 7 metros, a construção demorou mais de 1700 anos para ficar pronta. Atualmente, restam pouco mais de 5 mil quilômetros da antiga muralha.

Como chegar
Com passagens aéreas para Jiayuguan a partir de R$ 5845 e saindo de São Paulo, os voos possuem escala e troca de aeronaves. Partindo de Jiayuguan, as melhores opções para chegar a Grande Muralha é de taxi ou ônibus.

Quem optar pelo taxi é importante detalhar ao motorista todos os trechos que serão visitados para evitar problemas. Já quem for de ônibus deve usar a "Linha 1" para o Palácio do Trabalhador (Gongren Wenhua Gong) que fica próximo a "passagem de Jiayuguan".

Com intermináveis 21.196 quilômetros de extensão e altura média de 7 metros, a construção demorou mais de 1700 anos para ficar pronta
Ao longo dos anos, o Jiayuguan Fort foi desde armazenagem de alimentos e hospedagem de guardas até um museu

ERRATA: Ao contrário do informado inicialmente, a réplica da muralha não é em escala real. (alterado às 9h19)

  
  

Publicado por em