Sabe qual a diferença entre Visto e Passaporte? Conheça os 66 países que não exigem Visto para brasileiros

Qual a diferença entre visto e passaporte? Sabia que os países da União Europeia dispensam visto por até 90 dias? Conheça a diferença entre a documentação, além da lista dos países que não exigem visto para brasileiros

  
  
Dentre todas as nações, os brasileiros podem visitar, por um tempo determinado, 66 países sem a necessidade de Visto

Quem está acostumado a viajar ao exterior conhece bem a diferença entre visto e passaporte, mas muitas pessoas que pretendem fazer a primeira viagem internacional ainda possuem várias dúvidas. O passaporte é um documento emitido pela Polícia Federal que todo brasileiro tem direito, uma espécie de RG internacional. Já o visto é a autorização que um determinado país dá aos cidadãos estrangeiros para que possam visitá-los.

Quem já viajou aos Estados Unidos sabe que uma das principais dores de cabeça quando o brasileiro decide conhecer o país é o visto. Entrevista no consulado, expectativa para saber se será aceito ou não, além de outros detalhes. Estes são alguns problemas que os turistas não enfrentam se o destino escolhido for os países que dispensam visto. Algumas destas nações não só aceitam a entrada de turistas brasileiros sem o visto no passaporte, como também permitem que o turista estude sem aviso prévio, desde que a viagem não se prolongue por mais de 90 dias.

Passaporte
É a primeira etapa para quem quer sair do Brasil. Os interessados devem ir a Polícia Federal com a documentação necessária para tirar o passaporte. Será neste documento que o visto será emitido, por isso esta etapa é necessária ser feita anteriormente ao visto. Vale lembrar que o passaporte tem validade de cinco anos e a taxa para emissão do documento na Polícia Federal é de R$ 156,07.

Visto
Nem todas as nações exigem o visto para brasileiros, muitos só solicitam o passaporte. O visto deve ser emitido na Embaixada do país de destino com o passaporte em mãos. Eles são temporários, sempre com prazo de validade e há diversos tipos de vistos, desde os de turismo, trabalho até estudos. Dependerá do tipo de viagem que será feita para solicitar o que é mais apropriado.

Países que não necessitam de visto para brasileiros
Já pensou em se aventurar pela Europa, África, Ásia, América e conhecer novos lugares sem precisar se preocupar com o visto? Pois bem, há dezenas de países que você pode ir sem se preocupar com este 'detalhe’. Porém, atenção! Para continuar dentro da lei, a viagem deve ser exclusivamente para o que foi informada e durar o tempo autorizado pela embaixada do país.

Na América do Sul, com exceção da Guiana Francesa (que é um território da França e se adequa as regras do país), todas as nações dispensam até mesmo o passaporte, se o RG tiver sido emitido há menos de 10 anos. Já quem pretende viajar pelo Velho Continente, a notícia também é boa! Os países que fazem parte da União Europeia dispensam o visto para brasileiros por até 90 dias.

Confira na lista de países que dispensam visto no passaporte do turista brasileiro

>> África do Sul
>> Alemanha
>> Andorra
>> Antilhas Francesas
>> Argentina
>> Áustria
>> Bahamas
>> Barbados
>> Bélgica
>> Bolívia
>> Bósnia Guiana
>> Bulgária
>> Chile
>> Colômbia
>> Coréia do Sul
>> Costa Rica
>> Croácia
>> Dinamarca
>> Equador
>> Eslováquia
>> Eslovênia
>> Espanha
>> Filipinas
>> Finlândia
>> França
>> Grécia
>> Guatemala
>> Honduras
>> Holanda
>> Hong Kong
>> Hungria
>> Irlanda
>> Islândia
>> Israel
>> Itália
>> Liechtenstein
>> Luxemburgo
>> Malásia
>> Marrocos
>> México
>> Mônaco
>> Namíbia
>> Noruega
>> Nova Zelândia
>> Panamá
>> Paraguai
>> Peru
>> Polônia
>> Portugal
>> Reino Unido
>> República Tcheca
>> Romênia
>> Rússia
>> San Marino
>> Sérvia
>> Suécia
>> Suíça
>> Suriname
>> Tailândia
>> Trinidad e Tobago
>> Tunísia
>> Turquia
>> Ucrânia
>> Uruguai
>> Vaticano
>> Venezuela

  
  

Publicado por em