Santos possui o maior jardim de praia do mundo

Com 1.746 árvores em 218 mil m², o local que é reconhecido pelo Guinness Book como o maior jardim de praia do mundo, começou a ser construído em meados da década de 1930

  
  
Com números grandiosos, o jardim da praia é um dos cartões postais do município litorâneo

Dizem que a estação mais romântica do ano é a primavera, mas os jardins de Santos, no litoral paulista, negam diariamente esta famosa afirmação. Contornando a orla da praia do início ao fim, a cidade possui o maior jardim de praia do mundo. Registrado no Guinness Book desde 2000, o recorde é mais uma justificativa para conhecer o belíssimo jardim da cidade.

Com números grandiosos, o local é um dos cartões postais do município litorâneo. São 5.335 metros de comprimento com uma largura variando entre 45 e 50 metros. Sua área ocupa aproximadamente 218 mil m² e abrange toda a orla da praia de Santos, até a divisa com a cidade de São Vicente.

Com 815 canteiros, o jardim é formado por 44 espécies de arbustos e palmeiras. Ao todo são 1.746 árvores, sendo 943 palmeiras. Das árvores restantes, 90% são chapéus-de-sol que como o próprio nome diz dão uma perfeita sombra em dias quentes e ensolarados.

Se o local está no Guinness Book com as atuais dimensões, este recorde poderia ser maior ainda. Na década de 60, o jardim 'encolheu' 15 mil m² após a duplicação de faixas na avenida da orla. Outra característica que também mudou nesta época foram suas alamedas. Após uma série de reformas, os traçados retos foram substituídos por percursos curvilíneos, imitando a ondulação do mar.

História

Registrado no Guinness Book desde 2000, o recorde é mais uma justificativa para conhecer o belíssimo jardim da cidade

A história do jardim de Santos é curiosa e mostra que a especulação imobiliária não é nenhuma novidade no país. Na década de 20, um grupo de artistas juntamente com o prefeito da cidade escreveram uma carta ao Presidente da República, Epitácio Pessoa, solicitando a doação da área onde hoje fica o jardim à prefeitura. A intenção era que os terrenos não fossem invadidos por posseiros interessados na especulação imobiliária. A doação foi feita, porém a construção só começou em 1936.

Como chegar
Partindo de São Paulo é possível chegar à Santos pela Rodovia dos Imigrantes ou Anchieta. A viagem dura cerca de 50 minutos e o percurso é de 70 quilômetros. Quem desce ao litoral pagará na viagem de volta um pedágio no valor de R$ 23.

Outra opção é fazer o traslado de ônibus. Com duração de 1h, o embarque ocorre na Estação Rodoviária do Jabaquara, em São Paulo, e custa R$ 23,28. As saídas rumo ao litoral paulista acontecem a cada 10 minutos.

Mapa

O jardim da praia possui 5.335 metros de comprimento com uma largura variando entre 45 e 50 metros
Ao todo são 1.746 árvores, sendo 943 palmeiras. Das árvores restantes, 90% são chapéus-de-sol que como o próprio nome diz dão uma perfeita sombra em dias quentes e ensolarados
Na década de 60, o jardim 'encolheu' 15 mil m² após a duplicação de faixas na avenida da orla
  
  

Publicado por em