Última ilha isolada do mundo não possui governo oficial

Localizada na Índia, a ilha de North Sentinel nunca foi explorada pela civilização moderna, pois seus habitantes, da etnia Onge Jarawa, a mantêm isolada há séculos. Com uma população de 200 indígenas, o local é considerado um território sem dono

  
  
Qual o local mais isolado que existe? Segundo, o governo da Índia e historiadores, a ilha de North Sentinel é a região mais 'offline' que há no planeta

Qual o local mais isolado que existe? Segundo, o governo da Índia e historiadores, a ilha de North Sentinel é a região mais 'offline' que há no planeta. Localizada no maior Golfo do mundo, o de Bengala, no Oceano Índico, ela faz parte de um grupo de 572 ilhas e ilhotas que se mantiveram distantes da modernização. Entre tantos pedaços de terra na região, a ilha do tamanho aproximado de Manhattan (72 km²) se destaca pelo seu isolamento e por indígenas que nunca tiveram contato direto com outras civilizações.

Habitada por tribos da etnia Onge Jarawa, de origem indiana, a ilha se mantém isolada há dezenas de séculos, sem a mínima ligação entre ambas as civilizações. Na Era Moderna já foram realizadas diversas tentativas de aproximação entre os dois mundos, porém a reação extremamente hostil por parte dos indígenas causou o recuo dos indianos. Nos poucos relatos das pessoas que se aproximaram da costa de North Sentinel quase sempre houve ameaças com lanças e arco e flechas por parte dos Onge Jarawa's. Só há um relato que mostra uma aproximação, na década de 90, amistosa entre indianos e os habitantes locais, porém foi um caso isolado dentre as diversas tentativas que ocorrem desde 1771, quando foi descoberta.

Com uma população estimada em aproximadamente 250 habitantes e vivendo de forma primitiva com uma alimentação baseada na coleta e caça, eles nunca puderam ser estudados ou compreendidos. A única certeza é que não existe nenhuma plantação no território, pois as imagens aéreas mostram uma ilha com vegetação virgem e protegida por uma enorme e bela barreira de coral.

Governo oficial
Um governo só é oficial quando seu povo e outras nações o reconhecem. Partindo destes pressupostos, North Sentinel não possui um governo oficial e também não pode fazer parte do território indiano ao qual está dentro. Com isso, faz da região uma das pouquíssimas áreas, com exceção da Antártida, que não possui um governo próprio. Segundo a Lei Internacional, que rege estes tipos de casos, o território é uma entidade soberana sob proteção por ser região indígena. A Índia administra a ilha desde sua independência, em 1947, porém o governo local afirma que não tem intenção em interferir na região, nem sequer manter contatos. As tentativas de aproximação com os Onge Jarawa's foram suspensas oficialmente em 2005.

Terremoto de 2004
Se para o resto do mundo o terremoto seguido pelo tsunami que ocorreu na Ásia, em 2004, foi uma das maiores tragédias da história causando a morte de 200 mil pessoas, para o povo de Onge Jarawa não foi tão negativo. Devido ao brusco movimento das placas tectônicas, a ilha ganhou cerca de 1km² a mais de território e teve sua altitude elevada em até dois metros em algumas áreas.

  
  

Publicado por em