Artesanato com estilo

Mantas, xales, blusas, acessórios em lã de ovelha fabricados por um grupo de 28 mulheres, retratam o requinte do artesanato brasileiro e chamam atenção do público do 4° Salão do Turismo em São Paulo.

  
  
Maria Matosinha: “As roupas são lindas e originais. Tem coisas aqui que eu nunca tinha visto, são únicas”

Mantas, xales, blusas, acessórios em lã de ovelha fabricados por um grupo de 28 mulheres, retratam o requinte do artesanato brasileiro e chamam atenção do público do 4° Salão do Turismo em São Paulo. As peças – produzidas com a consultoria do estilista Ronaldo Fraga – fazem parte da coleção da cooperativa Lã Pura do Rio Grande do Sul.

Desde 2005, a cooperativa recebe apoio do programa Talentos do Brasil, uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Caixa Econômica Federal (CEF), a Associação Brasileira da Indústria Têxtil (ABIT) e o Ministério do Turismo (MTur).

As artesãs são protagonistas de todo o processo de produção. Com a lã nas mãos, lavam, abrem e tingem os fios. Pronto, a matéria-prima está preparada para se transformar em peças refinadas que caem no gosto dos consumidores.

A paulistana Maria Matosinha, 54 anos, aprovou a coleção. A aposentada visita o Salão pela segunda vez e aproveitou para experimentar várias peças da cooperativa. “As roupas são lindas e originais. Tem coisas aqui que eu nunca tinha visto, são únicas”, declara entusiasmada com a coleção.

A presidente da Lã Pura, Eva Kuffener, conta que por meio do projeto e da consultoria dos estilistas as mulheres da cooperativa puderam se organizar e agregar valor aos produtos.

“Os estilistas trouxeram tudo de novo. Antes nós produzíamos coisas simples como colchas e baixeiros – lã que se coloca no lombo dos cavalos. Os estilistas chegaram e mudaram a cabeça da gente. Falaram: vocês vão fazer moda. Nós achávamos que era impossível”, conta.

O programa Talentos do Brasil é desenvolvido em doze estados: Amazonas, Tocantins, Pará, Maranhão, Piauí, Paraíba, Bahia, Pernambuco, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

Fonte: Salão Nacional do Turismo

  
  

Publicado por em