Artesanato gera ocupação e renda em Minas Gerais

O resultado do trabalho das artesãs poderá ser conferido na I Mostra de Artesanato de Cerâmica de Campo Alegre.

  
  

Artesãos de várias regiões de Minas Gerais comemoram aumento da produção, das vendas e do faturamento. Capacitados pelo Programa Sebrae de Artesanato, eles aprenderam a desenvolver novos produtos, a reaproveitar matérias-primas, a valorizar a cultura local e o trabalho em grupo.

Os resultados podem ser conferidos em duas exposições que apresentam as peças produzidas pelos artesãos do Centro e Norte do estado. Na Mostra de Artesanato de Cerâmica de Campo Alegre (24 e 25/10), em Turmalina e na Mostra de Artesanato da Trilha dos Inconfidentes (25 e 26/10), em São João Del Rei.

Em Turmalina, no Norte de Minas, 24 artesãs se uniram por meio da Associação de Lavradores e Artesãos de Campo Alegre (Alaca). Apoiadas pelo Sebrae-MG, no início de 2008, elas foram capacitadas em gestão, comercialização e design. O objetivo era tornar o grupo preparado para produzir e vender mais.

O investimento deu certo. Hoje, entre bonecas, noivos, potes, jarros, flores e animais de cerâmica, o grupo produz 748 peças por mês, o que corresponde a um aumento de 2,76% na produção. As vendas também subiram 16,5% e o faturamento mensal do grupo já chega a R$ 4.600. Mais do que o aumento na renda, os artesãos melhoraram a qualidade dos produtos, aprenderam a estipular preços e a fazer controles financeiros.

Em 2009, as ações continuam com desenvolvimento de marca, embalagens, capacitações técnicas de vendas, cultura da cooperação, atendimento a clientes e ampliação de mercado com participações em feiras. O resultado do trabalho das artesãs poderá ser conferido na I Mostra de Artesanato de Cerâmica de Campo Alegre.

História e artesanato:

A Mostra de Artesanato da Trilha dos Inconfidentes reúne peças de decoração, utilitários domésticos e religiosos produzidos por 70 artesãos de cinco cidades que compõem o Circuito Turístico Trilhas dos Inconfidentes. Eles foram capacitados pelo Programa Sebrae de Artesanato e aproveitaram o cenário da região para unir a história com o artesanato.

Hoje, as peças confeccionadas em palha, barro, couro, madeira, ferro e tecidos, estimulado pelo turismo, é uma das principais fontes de renda para muitas famílias da região. O grupo aumentou a produção mensal em função do volume de vendas que superou as metas estimadas após a participação em várias feiras e eventos , apoiados pelo Sebrae-MG.

Serviço:

Mostra de Artesanato de Cerâmica de Campo Alegre

24 de outubro , das 16h às 21h, e 25 de outubro, das 7h às 12h

Shopping de Turmalina – 1º piso

Turmalina/MG

Mostra de Artesanato da Trilha dos Inconfidentes

25 e 26 de outubro de 2008, das 10h às 22h

Salão Nobre da Prefeitura

São João del Rei/MG

Entrada gratuita

Fonte : Sebrae-MG

  
  

Publicado por em