Artesanato mineiro produzido com palha de milho ganha reconhecimento internacional

Pelas mãos das artesãs, as palhas de milho são transformadas em bonecas, flores, presépios e santos.

  
  

Presépios feitos por artesãs de Patos de Minas são exportados para a Holanda. A encomenda de 600 peças feita com palha de milho é resultado das ações do Programa Sebrae de Artesanato que estimula a geração de emprego e renda em mais de 300 municípios mineiros.

Há seis anos as fiandeiras da cidade aproveitaram a coincidência dos nomes e a vontade de trabalhar para criar a Associação das Marias Artesãs de Patos de Minas. O grupo produzia peças de tecelagem, mas com o tempo descobriram na palha o diferencial para o trabalho.

"A região é uma grande produtora de milho, o que facilita a produção das peças e a diminuição dos custos, já que as palhas são doadas por agricultores da cidade" explica Marialda Coury, artista plástica e coordenadora do grupo.

Pelas mãos das artesãs, as palhas de milho são transformadas em bonecas, flores, presépios e santos. As Marias também produzem peças feitas com fibras de bananeiras, coqueiro, buriti e capim.

O grupo que começou com 12 artesã, hoje possui 25 integrantes. São mulheres com mais de 60 anos que encontraram no artesanato uma ocupação e fonte de renda. Elas foram capacitadas pelo Programa Sebrae de Artesanato nas áreas de inovação, associativismo, finanças, atendimento, mercado e design.

Depois de serem treinadas as artesãs tiveram os produtos publicados no Catálogo de Artesanato Minas Gerais. A edição do Sebrae-MG, criada para facilitar a comercialização entre artesãos e lojistas, rendeu bons resultados. Desde que tiveram, em 2006, as peças divulgadas, as artesãs receberam encomendas do Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Alagoas e Pernambuco.

Em agosto deste ano, elas participaram da Rodada de Negócios Internacional durante o Encontro Mineiro de Artesanato, em Uberaba. No evento, elas tiveram contato direto com representante comerciais de grandes empresas internacionais e nacionais. Entre elas uma holandesa, que em novembro, fechou a encomenda de 600 presépios com o grupo.

"Nosso objetivo é criar oportunidades para que os artesãos busquem novos mercados e melhore cada vez mais a qualidade dos produtos", conta o técnico do Sebrae-MG em Patos de Minas, Eduardo Luiz Alves Ramos.

Além das encomendas, as artesãs produzem peças que são estocadas para serem comercializadas durante a Festa Nacional do Milho, realizada em maio em Patos de Minas. Todas as peças são feitas em um barracão com 200 m² emprestado ao grupo. Para se ter uma idéia do aumento da produção, neste ano foram feitas 8.260 flores de palhas, o que rendeu às artesãs um faturamento de R$ 33 mil. "Nunca pensávamos que iríamos tão longe. Nosso sonho virou realidade", afirma Marialda.

As artesãs ainda contam com o apoio do Sindicato dos Produtores de Patos de Minas e da Agência de Desenvolvimento Econômico e Social da cidade.

Fonte: Sebrae-MG

  
  

Publicado por em

Neide Cristina Rodrigues

Neide Cristina Rodrigues

26/8/2011 08:56:38
Olá,sou agricultora moro no Engenho Ipiranga no Cabo de Santo Agostinho tenho um box no mercadao eu e minha irmã Vilma fazemos aranjo de flores artesanais e gostaria de fazer artesanato com palha de milho e bananeiras, materia prima temos de sobra,e gostaria que vcs visitassem nossa lojinha,pequena mais aconchegante,e temos um bom atendimento,fone para contatos 08135215735,08187652436.muito obrigada e até mais

Berenice

Berenice

27/4/2011 11:15:03
Gostaria muito de saber o preço da bonecas de palha e o meninho e os botoes de rosa eu adorei conheci nun casamento . obrigado berecine

Clelia Alves

Clelia Alves

29/3/2011 19:35:51
Gostaria muito de aprender artesanato com palha de milho moro numa zona rural e tenho um projeto para com as mulhe

Como posso aprender o artesanato com palha de milho?

Gosto muito desse trabalho!

Marinéia

Marinéia

3/6/2010 17:05:44
Olá, sou apaixonada por artesanato, gostaria de aprender sobre o artesanato com a palha do milho. Néia, Presidente Prudente, SP.

Valderes batista pereira

Valderes batista pereira

2/6/2010 08:09:18
acho maravilhoso os trabalhos com palha de milho , gostaria de aprender a fazer minis trabalhos que vi em uma feira de artesanato.

TATIANA

TATIANA

17/5/2010 10:37:48
QUERO SABER ONDE POSSO ENCONTRAR BONECAS E BONECOS DE PALHA DE MILHO

Carleans Pereira

Carleans Pereira

13/11/2009 11:37:37
Olá, Trabalho na Secretaria de Agricultura de Marabá (PA), com fomento ao artesanato com grupos de mulheres da agricultura familiar.
Tive a oportunidade de ver imagens de algumas peças do artesanato feito em palha do milho e achei a idéia maravilhosa.
Por gentileza entrem em contato comigo para vermos a possibilidade de alguém do grupo vir à Marabá para ministrar um treinamento.
Fico no aguardo de um retorno.

Carleans Pereira
PMM/SEAGRI
(094)3324-4067, 3324-3505, 8141-4296
EMAIL: carleans.pereira@yahoo.com.br

ACCACIO NOUER

ACCACIO NOUER

12/11/2009 17:08:05
Estamos querendo fazer uma experiencia revestindo garrafa de bebida para exportação, com palha de milho, mas com um trabalho artesanal de nivel.
Gostaria de saber da possibilidade de se fazer uma garrafa revestida para teste. Nossa produção seria de quantidade elevada, o que propiciaria bastante trabalho.
Se possível, utilisar uma garrafa comum de cerveja por exemplo e revestí-la de duas ou três maneiras para nossa apreciação. Poderiam me despachar por SEDEX 10 A COBRAR.
Enderêço: ACCACIO NOUER
Praça São Fernando 3441 - Jardim São Fernando
CEP 13.631-118
PIRASSUNUNGA - Estado de São Paulo.

Se for o caso, depois iremos pessoalmente.
Muito obrigado

Accácio Nouer

Regina bioche

Regina bioche

8/11/2009 00:20:17
Achei lindos os trabalhos,gostaria de obter o passo-a passo da receita do présepio de palha de milho, séria possivel?

Fernada

Fernada

24/5/2009 21:22:29
Ola!!! Estou a procura de bonecos de palha de milho por favor entrar em contato comigo urgente.

Contato:tatianasouza5@yahoo.com.br

Joana dárc mendes ribeiro

Joana dárc mendes ribeiro

10/5/2009 18:33:21
eu acho o maximo,pois sou fã de artesanato moro em Lagamar uma cidade a 85 kilometros de patos de minas mas ainda não tive a oportunidade de ver esses artesanatos de perto,gostaria de receber alqumas coisa que eu pudesse plhar para fazer pois sou muito curiosa e gosto muito de aprender as coisas principalmente na area do artesanato se for atendida ficarei grata é maravilhoso o que estas artesã faz parabéns a todas.