Artesanato vencedor do Prêmio Sebrae Top 100 de Artesanato surpreende pela criatividade

Artesã de Mato Grosso do Sul cria produtos originais com a ajuda da família

  
  

Delicadas, coloridas e com as mesmas curvas suaves de uma flor de verdade. O que surpreende no trabalho da artesã Cláudia Cristina Castelão é a matéria-prima: todas as flores são feitas de madeira, graças a uma técnica exclusiva. A artesã ligada a União Estadual dos Artesãos do Mato Grosso do Sul, está entre as 100 unidades mais produtivas do Brasil reconhecidas pelo Prêmio Sebrae Top 100 de Artesanato.

“Vibrei com toda a minha família quando recebi a notícia porque eles participaram de todo o início desse negócio. Você está concorrendo com o Brasil todo e esse concurso é uma referência de respeito para o segmento”, comemora Cláudia.

Pedagoga, mas sempre interessada em artesanato, Cláudia começou a fazer os primeiros testes contando com a ajuda da família. No início, a modelagem era difícil porque as lâminas se quebravam com facilidade. “Quem acabou por achar a solução foi o meu marido, que inventou a ‘engenhoca’, brinca ela, sem deixar de enfatizar que é um processo único.

Com o equipamento certo para laminar as folhas e torná-las flexíveis ao ponto de imitar as pétalas de verdade, Cláudia se sentiu livre para exercer a criatividade para criar flores de todos os tamanhos e cores, solitárias ou em arranjos. Para valorizar a produção, a artesã não se esqueceu de que era preciso se aprimorar de outras formas e foi atrás de consultoria especializada para definir, por exemplo, design de embalagem.

Ela vende sua produção para outros estados como Minas Gerais, São Paulo, Bahia e Alagoas como integrante do ‘Comércio Brasil’, criado em 2005 pelo Sebrae Nacional, e destinado a viabilizar a comercialização de produtos e serviços das micro e pequenas empresas junto a representantes comerciais, distribuidores, lojas especializadas e outros canais de comercialização em âmbito nacional.

Animada com as Rodada de Negócios que serão promovidas pelo Top 100, Cláudia está segura que vai aumentar ainda mais sua carteira de clientes. “A organização é fantástica e a seleção dos lojistas é muito bem feita. Acho que isso abre os horizontes. Estou muito orgulhosa e animada”, resume.

Cláudia diz ainda que esta vitória é de toda a sua família que participa ativamente do negócio. “Meu marido e filhos se envolvem bastante e trabalhamos juntos para que tudo dê certo. Agora, estamos planejando fazer flores 100% ecologicamente corretas. As lâminas já são sobras de produção, mas por enquanto são tingidas com anilina. Ainda este ano, queremos encontrar corantes naturais que sirvam para tingir a madeira nas cores que precisamos e já temos um consultor do Sebrae nos ajudando”, atesta.

Agora, no entanto, Cláudia quer mesmo é festejar a indicação para o Top 100. “O prêmio não é apenas uma referência para o mercado, mas o reconhecimento de um sonho que vivemos. Significa que estamos no caminho certo e o Sebrae, quero deixar claro, sempre esteve presente na construção desta trajetória”.

Serviço:
Agência Sebrae de Notícias - (61) 2107-9138 e 2107-9362
www.agenciasebrae.com.br
União Estadual dos Artesãos do MS (Uniarte) - (67) 3027-3998

Fonte: Agência Sebrae de Notícias

  
  

Publicado por em