Artesãos do Recife iniciam curso de qualificação profissional

Qualificação será destinada a 2.195 pessoas com foco na Copa 2014

  
  

Os artesãos do Recife lotaram o auditório da Casa da Cultura para o primeiro dia de aula do curso de Qualificação Profissional do Turismo no Recife, realizado pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo, com patrocínio do Ministério do Turismo e execução do IDS (Instituto do Desenvolvimento Social). Com o projeto, serão capacitadas 2.195 pessoas até 2010, em três etapas: Volte Sempre II, Anfitrião e Programa Integrado de Turismo (PIT). A ação tem como objetivo qualificar os profissionais para a Copa de 2014.

“A nossa meta é capacitar cerca de 30 mil profissionais da cadeia produtiva do Turismo até 2012, através da parceria com o Governo Federal e o Trade Turístico. Com cursos de qualificação, os turistas serão melhor atendidos e sempre voltarão à Cidade, abrindo mais postos de trabalho”, afirma Samuel Oliveira, secretário de Turismo do Recife.

Inicialmente, as aulas beneficiam 35 artesãos, com foco na qualidade de atendimento, educação ambiental, noções de inglês e perfil turístico da Cidade (atrativos históricos, naturais e culturais). Essa é a primeira etapa do Projeto de Qualificação Profissional, que inicia com o Volte Sempre II e segue até março com aulas para dois mil profissionais divididos em 50 turmas, como taxistas, guias de turismo, guardas municipais, garçons, cozinheiros e recepcionistas.

A segunda etapa é o Anfitrião, que atenderá 60 profissionais de 30 equipamentos e atrativos turísticos do Recife. As atividades dessa parte do projeto acontecem de novembro a dezembro de 2009. De abril a maio de 2010, ocorre a última etapa, com o PIT, que capacitará 135 gerentes e donos de bares, restaurantes, meios de hospedagens e agências de viagens. A capacitação é gratuita e o Instituto de Desenvolvimento Social (IDS) é responsável pelo cadastro dos participantes junto às instituições de cada categoria.

Para a presidente do Sindicato dos Artesãos da Região Metropolitana do Recife, Vani Mariss, todos os artesãos da Cidade deverão participar. “Esta é uma grande oportunidade para fortalecer o turismo do Recife. Este tipo de curso é importante para atendermos cada vez melhor quem visita a nossa cidade”, destaca a presidente.

Presentes também ao evento, o assessor-adjunto da Secretaria de Turismo do Recife, Carlos Braga; o presidente da Associação dos Lojistas da Casa da Cultura, Celi Cavalcanti; e a coordenadora da IDS, Cíntia Pinheiro. A próxima categoria beneficiada será a de taxistas. As aulas começam no dia 31 de agosto, na sede da COOPSTAR – Cooperativa de Serviço de Táxi Comum do Aeroporto do Recife, na Imbiribeira. Informações e inscrições através do telefone 81 3242.0481 // 3243.2794

Fonte: Secretaria de Turismo do Recife

  
  

Publicado por em