Aula prática de artesanato no Salão do Turismo

É o Saber Fazer com Vivências

  
  

Os participantes do 4º Salão do Turismo, que ocorre de 1º a 5 de julho, em São Paulo, poderão ter uma aula prática sobre o artesanato de todas as regiões do Brasil. É o Saber Fazer com Vivências, que inova e leva até o público a possibilidade de aprender direto com os mestres artesãos as técnicas de produção repassadas de pai para filho há dezenas de anos.

A ideia é agregar valor aos destinos turísticos brasileiros por meio da produção associada. A estratégia definida pelo Ministério do Turismo prevê o incremento e a diversificação do produto turístico brasileiro por meio da roteirização. Além de conhecer os atrativos tradicionais, o turista tem a oportunidade de mergulhar na cultura local por meio do artesanato.

Os interessados em aprender as técnicas utilizadas pelos profissionais poderão se inscrever no próprio Salão do Turismo. Ao todo, dez mestres artesãos participarão da dinâmica. Cada um sentará ao lado de três visitantes e produzirão juntos as peças artesanais. A aula prática tem duração de uma hora. Ao final, o participante poderá levar os produtos confeccionados.

Os mestres passaram por um processo de seleção criterioso, que levou em consideração o material usado e a localidade onde o artesão nasceu, trabalha e comercializa. A matéria-prima deve ser local, com manejo sustentável, o profissional tem de ser nativo e trabalhar num ponto turístico para associar o artesanato ao destino. Os organizadores priorizaram as produções de fácil explicação, sem a utilização de objetos cortantes ou perfurantes.

Além de divulgarem as técnicas regionais de artesanato, os mestres terão a oportunidade de promover os destinos. O Ministério do Turismo incentiva os órgãos oficiais de cada unidade da federação a capacitar o profissional para, enquanto ele desenvolve o trabalho manual, repassar informações turísticas para o comprador. O tema do Saber Fazer com Vivências é a Fauna e a Flora brasileira.

Ao final do evento, por volta das 19h do domingo (05 de julho), será promovida uma cerimônia muito simples para entrega de certificados aos Mestres e Artesãos que se apresentaram nos Espaços Saber Fazer e Vivências durante a IV Edição do Salão do Turismo. Este pode ser considerado um momento de confraternização e consagração das atividades realizadas, onde muitos mestres e artesãos param para fotografar e levar de volta para seus destinos de origem os resultados da experiência vivida no Salão do Turismo.

Credenciamento
Jornalistas, visitantes e voluntários podem se cadastrar gratuitamente nos sites www.salao.turismo.gov.br ou www.turismo.gov.br

Informativos
Todos os informativos, com os principais roteiros do Brasil e as novidades do Salão do Turismo, estarão disponíveis no www.salao.turismo.gov.br ou www.turismo.gov.br.

Calendário
Quarta (01 de julho) a sexta (03 de julho)
das 14h às 22h
Sábado (04 de julho)
das 10h às 22h
Domingo (05 de julho)
das 10h às 20h

Fonte: Salão Nacional do Turismo

  
  

Publicado por em