Casa Piauí destaca artesanato em carnaúba

Palmeira é tema de mostra de artesanato e decoração que foi aberta na noite da quarta (27)

  
  

A carnaúba, sua cor e sua forma estão estampadas em todas as peças da Mostra Casa Piauí Design – O Artesanato na Decoração, que foi aberta anteontem (27) no Teresina Shopping. A abertura contou com dois momentos. O primeiro foi uma solenidade no auditório do shopping, com a presença de autoridades locais, representantes de parceiros, artesãos de várias regiões do Piauí, imprensa e convidados.

“Esse trabalho da Casa Piauí nos entusiasma demais porque saímos na frente, a exemplo do TOP 100, que selecionou nove unidades de produção artesanal do Piauí, essas ações em favor do artesanato, seja em capacitação, em divulgação, em comercialização, colaboram para que o artesanato do Estado conquiste prêmios e seja reconhecido dentro e fora do Brasil. A Casa Piauí une habilidade e técnica, todos trabalham num só caminho, numa mesma direção para o crescimento e desenvolvimento do artesanato piauiense”, ressalta o presidente do Conselho do Sebrae no Piauí, Ulysses Moraes.

Peças decorativas e utilitárias estarão na mostra, que ficará em exposição na praça de eventos do Teresina Shopping até o dia 13 de junho. Além disso, quem quiser adquirir uma peça da exposição pode comprá-la numa loja instalada próxima ao espaço da mostra.

Em sua sétima edição, a Casa Piauí envolve o talento de 20 grupos produtivos das cidades de Campo Maior, Teresina, Castelo do Piauí, Pedro II, Parnaíba, São Raimundo Nonato, Buriti dos Lopes, Luis Correia, Monsenhor Gil e Ilha Grande de Santa Isabel. Quem visitar a exposição vai se encantar com peças feitas em cerâmica, couro, madeira, bordados, rendas, cestaria e trançados, tecelagem e biojóias.

“Através dessa coleção da Casa Piauí nós estamos vendendo o conceito, que é a carnaúba, uma palmeira que faz parte da história e da cultura do Piauí. Esse trabalho, com certeza, terá uma grande repercussão”, afirma a designer Heloisa Crocco.

Durante a solenidade, o artesão Benedito Deusino Rosa, mais conhecido por Verdugo, deu um breve depoimento sobre sua participação na Casa Piauí 2009. Verdugo desenvolve miniaturas no Pólo Cerâmico do Poti Velho, de Teresina. “Agradeço por participar desse evento. Sou um dos artesãos mais antigos do Poti. Estou muito feliz em estar aqui hoje, gostei muito de ter participado desse projeto. Cada peça é feita com muito carinho e amor".

A Casa Piauí é uma iniciativa do Sebrae/PI, em parceria com o Governo do Estado, Prefeitura Municipal de Teresina, por meio da Fundação Wall Ferraz, Instituto Camilo Filho, Universidade Federal do Piauí e Fundação Banco do Brasil.

Serviço:
Gerência da Unidade de Atendimento Comércio e Serviços do Sebrae/PI - (86) 3216-1305
Gerente - Gilson Vasconcelos - (86) 9427-0956

Fonte: Agência Sebrae de Notícias

  
  

Publicado por em

Anna Irineu

Anna Irineu

03/06/2009 22:05:10
Fico feliz que o Piauí venha crescendo a cada ano, junto com nossos talentos e a nossa culinaria ! Viva ao Nordeste, viva a nossa terra querida que é o nosso Piauí !!!