Espírito Santo festeja Dia do Artesão

Estado tem 5 mil pessoas cadastradas e aptas a participar de feiras e exposições

  
  

Em reconhecimento ao Dia do Artesão, o Sebrae no Espírito Santo realiza nesta quinta-feira (19) diversos eventos. As comemorações tiveram início com um café da manhã e prosseguem até as 18 horas com homenagens, palestras e manifestações culturais. As atividades são realizadas em parceria com a Secretaria de Estado do Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades).

O artesanato é um importante instrumento de inclusão social e geração de renda e está presente nos 78 municípios do Estado. Atualmente, cerca de 5 mil artesãos capixabas estão cadastrados na Setades e possuem a carteira de artesão. No Brasil, estima-se que 8,5 milhões de pessoas sobrevivam da venda de produtos artesanais, movimentando recursos da ordem de R$ 30 bilhões por ano.

O Dia Nacional do Artesão comemora a importância conquistada pelo artesanato no mercado de trabalho brasileiro. A data, instituída em 1991, traz ao setor o reconhecimento de sua importância cultural, histórica e econômica para o País, contribuindo para o desenvolvimento das regiões e das comunidades.

O Sebrae/ES desenvolveu, em 2008, ações de capacitação gerencial, acesso a mercados e estímulo ao associativismo e ao cooperativismo, por intermédio de cursos, palestras, oficinas e participação em feiras e rodadas de negócios. No projeto Fortalecimento das Unidades Produtivas Vencedoras do Prêmio Top 100 (primeira edição), foram beneficiados 190 artesãos de cinco municípios capixabas: Vitória, Vila Velha, São Mateus, Conceição da Barra e Venda Nova do Imigrante. Já o projeto Promoção do Artesanato Capixaba atendeu a 11 grupos de artesãos, totalizando 171 pessoas beneficiadas.

Para este ano, o plano é dar continuidade ao trabalho de apoio a empresas de artesanato e a grupos em estágio avançado de desenvolvimento gerencial, para que possam participar de feiras de negócios em âmbito nacional. Também está prevista a elaboração de um plano de ação para as 18 unidades produtivas atendidas por projetos do Sebrae/ES.

Serviço:
Sebrae/ES - (27) 3041-5573

Fonte: Agência Sebrae de Notícias

  
  

Publicado por em