FCMS homenageia artesanato de MS com a Semana do Artesão

A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), em homenagem ao Dia do Artesão fez uma programação especial de hoje (17) a 21 de março: a Semana do Artesão.

  
  
Artesanato da região

A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), em homenagem ao Dia do Artesão, comemorado no próximo dia 19, fez uma programação especial de hoje (17) a 21 de março: a Semana do Artesão. Três eventos darão visibilidade ao trabalho de quem vive da produção do artesanato sul-mato-grossense: a exposição fotográfica “Retrato Histórico do Artesanato de MS”, o Bazar de Artesanato Comper e a Exposição Temporária 2009 da Casa do Artesão “Destaque do Artesanato de MS”.

“O artesanato de Mato Grosso do Sul já escreveu uma importante história de superação, qualidade e conquista de mercado. Essa trajetória precisa ser valorizada e estimulada”, afirmou o presidente da FCMS, Américo Calheiros.

A exposição fotográfica “Retrato Histórico do Artesanato de MS” acontece de 17 de março a 14 de abril na Galeria do Foyer do Centro Cultural José Octávio Guizzo. Ela vai dar destaque às história e ao trabalho dos artesãos consagrados no Estado, como Antônio Ricci, Conceição dos Bugres, Elpídio de Freitas, João Manoel da Silva, Mariano Antunes, Sotera Sanches e Virgulino de Oliveira França.

O Bazar de Artesanato Comper vai ser inaugurado amanhã (18) e vai até 21 de março. Das 10h às 20h, serão colocadas em exposição e à venda, peças de diversos materiais do artesanato sul-mato-grossense em quatro lojas da Rede Comper, na Barão de Rio Branco, Bandeirantes, Rui Barbosa e Brilhante.

A Exposição Temporária 2009 “Destaque do Artesanato de MS”, vai ser inaugurada dia 19 de março, às 15 horas, na Galeria Virgulino de Oliveira França da Casa do Artesão de Campo Grande. Ela permanece no local até 14 de abril. Estarão expostos trabalhos dos núcleos de artesanato e artesãos do Estado, vencedores do prêmio Sebrae Top 100 de Artesanato, entre eles as peças de Cláudia Castelão (Uneart MS), Cristina Orsi, Indiana Marques (Sinart MS), Mulher Peixe (Coxim), Oficina de Tecelagem Andalucia (Nioaque), Programa Mãos à Obra (Jardim) e Riverart (Rio Verde de Mato Grosso). O prêmio Sebrae Top 100 de Artesanato promove o reconhecimento e divulga a lojistas e exportadores, o artesanato de todas as regiões do país. “Ganhar este prêmio e adquirir o selo Top 100 é importante para o artesão porque seus trabalhos passam a ter uma ótima aceitação no mercado lojista e nas rodadas de negócios. Quando ganhei, minhas vendas aumentaram cerca de 80%”, explicou Indiana Marques, vencedora por 2 vezes do Top 100 de Artesanato.

O Centro Cultural José Octávio Guizzo fica na Rua 26 de Agosto, 453 e a Casa do artesão na Av. Calógeras, 2050.

Fonte: Secretaria de Turismo do Mato Grosso do Sul

  
  

Publicado por em