Fenearte: Feira dos Negócios do Artesanato, o maior evento do segmento do País

Programa visa fomentar a cadeia produtiva do artesanato, gerando negócios e novas oportunidades para os artesãos

  
  
Fenearte: serão mais de 5 mil expositores ocupando 800 espaços

A Fenearte na sua 14ª edição, realizada entre os dias 04 e 14 de julho em Olinda, promete transformar o pavilhão do Centro de Convenções em um grande espelho para o reconhecimento do artesanato de Pernambuco, do Brasil e de 48 países.

Serão mais de 5 mil expositores ocupando 800 espaços, homenageando o talento das mulheres rendeiras que mantêm viva a tradição do ofício, repassando-o para diversas gerações.

Considerado o maior do segmento na América Latina e com investimento de R$ 4,8 milhões, a estimativa é movimentar acima de R$ 40 milhões em negócios e receber um público superior a 300 mil pessoas durante os seus onze dias de realização.

Destaques

GALERIA MULHER RENDEIRA

O ponto de destaque ficará por conta das mulheres rendeiras, que estarão presentes no espaço, demonstrando sua arte ao público e preservando a identidade cultural.

Serão expostas peças de acervos diversos das rendas Renascença, Irlandesa, Tenerife, Bilro, Frivolité, Singeleza, Labirinto, Grampada e Macramê.


ESPAÇO INTERFERÊNCIA JANETE COSTA

Será apresentada uma mostra de decoração ambientada na versão de um escritório em formato de vitrines coloridas.

O espaço também abrigará programação de palestras.

PALESTRAS

Palestras sobre design e artesanato serão ministradas ao público do evento, sempre às 16h.

TOP 100 Sebrae

O espaço reunirá objetos premiados para comercialização, vindo das 100 unidades produtivas mais competitivas do País, apoiadas pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Pernambuco tem presença garantida com peças de 10 unidades premiadas. Os vencedores ganham reconhecimento nacional pelo trabalho que executam, além do direito de usar o selo "Prêmio Sebrae TOP 100 de Artesanato - 3ª Edição" até dezembro de 2014.

CAFÉ NA ÁREA EXTERNA

A Fenearte contará com um Café na área externa da Feira, próximo ao projeto Chapéu de Palha. Com capacidade para 40 pessoas sentadas, o local será mais uma opção de descanso e alimentação no evento.

OFICINAS GRATUITAS

Oficinas gratuitas serão oferecidas aos visitantes da Feira com o objetivo de difundir técnicas tradicionais do artesanato e o resgate de trabalhos manuais.

ATIVIDADES INFANTIS

As crianças também têm vez na Fenearte. Serão realizadas diversas opções de atividades recreativas da Escolinha de Arte do Recife, além das vivências circenses e apresentações teatrais.

MEIO AMBIENTE

A idéia do Lixo Zero – implantada em 2007 - é que 100% de todo o material reciclável produzido pela Feira seja coletado, separado e doado à Cooperativa de Catadores Profissionais do Recife (Pró-Recife), responsável pela destinação adequada dos materiais, comercializando-os para indústrias recicladoras.

ACESSIBILIDADE

Haverá acessibilidade através de rampas e corredores largos, além de disponibilizar cadeiras de roda. Nos dias 5, 8, 9 e 10 serão realizadas visitas guiadas com áudiodescrição e com intérpretes de libras para grupos de 30 pessoas. Terão duração de 3h por dia, das 14 às 17h.

Local e data

De 04 a 14 de julho no Centro de Convenções de Pernambuco

Dias

Durante a semana das 14h às 22h

Sábados e domingos, das 10hrs às 22hrs

Por Eduardo Andreassi

  
  

Publicado por em