Governo reforça o artesanato e capacita jovens e trabalhadores no Cariri

As carrancas, cerâmicas, esculturas em madeira e os artigos de renda - arte típica da região do Cariri - ganham novos reforços com o investimento de R$ 750 mil por parte do Governo do Estado.

  
  

Os recursos serão destinados à capacitação profissional de 5.400 artesãos e e no fortalecimento de micros e pequenos empreendedores locais. O Termo de Adesão para a instalação do Centro de Referência em Artesanato do Cariri será assinado na próxima segunda-feira (09/03), pelo governador Cid Gomes e pela secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social, Fátima Catunda. O ato acontece durante o governo itinerante, no município de Barro.

Uma das estratégias do equipamento será fortalecer o trabalho artesanal dos 29 municípios da região, desenvolvendo e difundindo a cultura local. Além de consultorias para organização de grupos produtivos, realização de eventos para exposição e comercialização de produtos, o Centro tem o objetivo de desenvolver ações para adequação e melhoria da produção do Cariri.

Central Fácil

Na oportunidade, será assinada a ordem de serviço para a reforma da Central Fácil de Juazeiro do Norte. A reforma está orçada em R$ 28 mil e vai possibilitar atendimento personalizado e integrado aos micro e pequenos empreendedores da região que procuram auxílio para a regulamentação de seus negócios.

Desde início de suas operações, a Central Fácil de Juazeiro do Norte contabilizou até janeiro de 2009, a legalização de 2.576 empresas com 20.242 atendimentos realizados. A nova estrutura vai possibilitar atendimento personalizado e integrado àqueles que buscam seus serviços, dispondo de auditório para a realização de treinamentos gerenciais gratuitos, consultorias preventivas e corretivas.

Itinerante

Nos dias 7 e 10 de março, nos municípios de Tamboril e Solonópole, serão assinados Termos de Adesão de cursos profissionalizantes para 300 jovens do Programa Primeiro Passo, na linha Jovem Bolsista, e outros 325 trabalhadores atendidos pelo Programa Criando Oportunidades. Os cursos são ofertados de acordo com as demandas de cada município, seguindo as necessidades locais, e gerenciados pela STDS em parceria com as prefeituras. Os municípios beneficiados são Tamboril, Barro, Solonópole, Mauriti, Catunda, Crateús, Ipueiras, Nova Russas, Ipaporanga, Tauá, Missão Velha, Aurora, Brejo Santo, Juazeiro do Norte, Boa Viagem, Canindé, Senador Pompeu, Deputado Irapuan Pinheiro e Milagres.

Assessoria de Imprensa da STDS
Carlos Eugênio (imprensa@stds.ce.gov.br / 3101.4599)

Fonte: Governo do Ceará

  
  

Publicado por em