Mostra exibe artesanato de 100 cidades mineiras

A região de Tiradentes, na Zona da Mata mineira, já é sinônimo de artesanato de alta qualidade e, entre os dias 6 e 9 de setembro, a cidade histórica poderá exibir para turistas, moradores e empresários, uma

  
  

A região de Tiradentes, na Zona da Mata mineira, já é sinônimo de artesanato de alta qualidade e, entre os dias 6 e 9 de setembro, a cidade histórica poderá exibir para turistas, moradores e empresários, uma síntese da rica e variada produção de Minas Gerais.

A 5ª edição da Mostra Mineira de Artesanato terá 120 expositores de 100 diferentes cidades mineiras, além de representantes peruanos, indianos e indígenas.

"Queremos proporcionar ao artesão a oportunidade de fazer negócios, tanto com lojistas quanto com o público final", explica Roberto William responsável pela organização do evento. A expectativa é receber 20 mil visitantes.

"As vendas no local passam dos R$ 500 mil e, com os contatos feitos, depois do evento o número chega a R$ 3 milhões".

"O artesanato é uma atividade econômica forte na região que já tem uma procura espontânea para a compra dos produtos", explica a gestora dos projetos de artesanato do Sebrae em Minas Gerais, Sabrina Campos.

De acordo com ela, o evento marca ainda mais o caráter de referência em artesanato mineiro que Tiradentes já tem.

O apoio à mostra é uma das ações previstas no projeto "Artesanato na Trilha dos Inconfidentes", liderado pelo Sebrae em 21 cidades. A iniciativa promove a melhoria do design dos produtos e da gestão dos negócios dos cerca de 300 artesãos envolvidos.

"Serão cerca de 70 artesãos representados na Mostra, todos em busca de abertura de mercados na região e de atrair a atenção dos visitantes que vêm de mais longe", conta a técnica do Sebrae/MG na região de Tiradentes, Ruth Viegas.

Além de lojistas, a exposição promete ser um ótimo passeio para os turistas que estiverem em Tiradentes no feriado da Independência do Brasil. Uma praça de alimentação vai oferecer comidas típicas da região e shows noturnos. Durante o dia, o público poderá participar de dez oficinas de artesanato gratuitas. O transporte entre a Praça da Rodoviária e o Parque também terá seu charme. Uma jardineira Dodge de 1943 fará o trajeto.

Segundo a encarregada do turismo na prefeitura de Tiradentes, Fabíola Alves, o artesanato se torna mais uma atração na cidade. "Uma diversidade significativa de produtos de Minas Gerais vem com a mostra", afirma.

Serviço:

5ª Mostra de Artesanato de Tiradentes
Data - de 6 a 9 de setembro
Local - Parque das Abelhas – Tiradentes (MG)

Fonte : Assessoria de Imprensa do Sebrae em Minas Gerais

Del Valle Editoria

Contato: vininha@vininha.com

Site: www.animalivre.com.br

  
  

Publicado por em

Helena

Helena

23/08/2010 23:07:50
boa noite,gostaria de saber se este ano 2010 em setembro acontecerá a feira? grata,

Rogéria

Rogéria

01/09/2009 19:53:12
Dia 7 de setembro de 2009 acontecerá a feira? As lojas locais e bichinhos também estarão abertos?
Sou lojista em Juiz de Fora e gostaria de visitar a feira , caso a mesma venha acontecer.

SANDRA

SANDRA

06/07/2009 01:07:34
OLÁ,ESTOU ABRINDO LOJA DE ARTESANATO E ESTOU INTERESSADA EM IR A TIRADENTES,MAS GOSTARIA EM SABER SE FICA NO CENTRO A VILA DE ARTESÃOS. GRATA

Magda Reges

Magda Reges

06/06/2009 13:41:57
Sou Assistente social do CRAS na cidade de Malacacheta e TB c/com oficinas de Artesanato com adolescentes e adultos em situação de vulnerabilidade.E por motivo de incentivo pretendemos leva-los a feiras e exposições como a de vcs q me parece ser criativa,interessante e aproveitavel. E por isso pretendemos receber de vocês informações de quando será realizada esta feira para que possamos nos organizar para visita-la.

Patricia Souto

Patricia Souto

13/05/2009 09:24:37
Olá meu nome é Patricia e sou micro empresária necessito ir a feira para compras de artesanato,esse ano 2009 em setembro acontecerá a feira?
A entrada é gratuita?
Durante a semana é possível encontrar as lojasde artesanato local abertas?
Atenciosamente

Caio

Caio

31/03/2009 18:47:21
Interessante achei isso bom para fazer um bom trabalho obrigada por deixar esse site assim, legal valeu. Tirei 10 no trabalho

obrigada!!!!!!

Olga Silva Semprini

Olga Silva Semprini

01/11/2008 11:49:43
Sou acadêmica no curso de "Turismo Rural e Ecológico", no Centro Univ. São Camilo de Cach de Itapemirm-ES e Artesã.Ainda não tive o prazer de visitar esse evento em Tiradentes, acompanho via internet e outras publicações ligadas ao setor, pelo fato de ter grande admiração pelo rico trabalho dessa região. Os organizadores e mobilizadores estão de parabéns, artesanato faz parte da cultura de um povo e tem de ser valorizado, qualificado e reconhecido pelo poder público e comunidades locais, para preservação de nossa cultura. Mais uma vez parabéns! No próximo evento com certeza vou fazer o máximo para estar presente. Abraços!!!

Fabiana Fonseca

Fabiana Fonseca

23/08/2008 10:43:50
como faco para participar?