Pernambuco tem primeiro Catálogo Comercial do Artesanato

O Sebrae em Pernambuco, em parceria com o Governo do Estado, publica edição que reúne peças de 47 principais municípios produtores de artesanato

  
  

O Sebrae em Pernambuco em parceria com Governo do Estado lançou o Catálogo Comercial do Artesanato de Pernambuco – Catálogo 2008 na segunda-feira (15), no Centro de Educação Empresarial, na sede do Sebrae. Na solenidade também foram prestadas homenagens em memória da arquiteta Janete Costa, grande incentivadora da inclusão do trabalho artesanal na decoração de ambientes, e aos vencedores do Prêmio Sebrae Top 100 de Artesanato, edição estadual 2008.

O catálogo, instrumento inédito no Estado para incrementar a comercialização nesse segmento, revela o artesanato de 47 municípios, divididos por matéria-prima, tais como cerâmica; madeira; lã, corda, tecidos e fios; fibra; couro; papel e tinta; e diversos. São quase 200 páginas, escritas em português, inglês e espanhol, com 300 fotografias coloridas e indicações de nome, contato e especificações do produto. No final da publicação, consta a lista de endereços onde é possível encontrar os produtos artesanais descritos.

Fenearte

Durante a Rodada de Negócios, na 10ª edição da Feira Nacional do Artesanato, a Fenearte, que será realizada em julho, o Catálogo Comercial do Artesanato de Pernambuco já será utilizado pelos 40 compradores vindos de várias partes do Brasil. A publicação será distribuída entre lojistas, arquitetos, designers, ambientadores, decoradores e artesãos para o estímulo do uso de artigos artesanais em ambientes residenciais, empresariais e públicos. E nas rodadas de negócios realizadas na Fenearte e em outros eventos realizados durante o ano para esse segmento.

A elaboração do catálogo foi realizada durante a 9ª Fernearte sob critérios de adequação a exigências do mercado atual; grupos produtivos, associações e cooperativas; design e produto com identidade cultural pernambucana. O projeto é uma ação do Programa do Artesanato de Pernambuco (Pape).

Homenagens

Uma dedicatória escrita pelo governador Eduardo Campos presta homenagem à arquiteta Janete Costa, que dedicou o seu trabalho à inclusão do artesanato na arquitetura de interiores. Na solenidade do lançamento, a filha de Janete, a também arquiteta Roberta Borsoi, recebeu homenagens da primeira-dama do Estado, Renata Campos, e do superintendente do Sebrae em Pernambuco, Nilo Simões.

Na ocasião, também foram homenageados os sete vencedores do Prêmio Sebrae Top 100 de Artesanato 2008. O objetivo da premiação é incentivar e destacar as formas mais bem organizadas no setor, do ponto de vista mercadológico. O estado de Pernambuco conquistou a terceira colocação com as unidades produtivas: Mar & Arte, Alex Mont”Elberto, Isnaldo Reis, Prazeres Accioly, Ceramistas do Cabo de Santo Agostinho, Cestaria Cana Brava e Artesanato Pitombeira.

No evento de lançamento foi realizada a palestra Prêmio Sebrae TOP 100 de Artesanato, com o consultor do Sebrae responsável pela premiação, Eduardo Barroso, e a superintendente do Centro Pernambucano de Design, Luciene Torres.

Os municípios que integram o catálogo com seus produtos são: Abreu e Lima, Águas Belas, Araçoiaba, Belo Jardim, Bezerros, Com Conselho, Brejo da Madre de Deus, Buíque, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Carpina, Cupira, Caruaru, Fernando de Noronha, Garanhuns, Glória de Goitá, Goiana, Gravatá, Ibimirim, Igarassu, Itapissuma, Jaboatão dos Guararapes, Jupi, Lagoa do Carro, Lagoa Grande, Macaparana, Machados, Nazaré da Mata, Olinda, Orobó, Passira, Paulista, Pesqueira, Petrolina, Poção, Recife, Riacho das Almas, Salgueiro, São Vicente Ferrer, Serrita, Sertânia, Sirinhaém, Tacaratu, Timbaúba, Tracunhaém, Triunfo e Vicência.

O Catálogo Comercial do Artesanato de Pernambuco está disponível para consulta e download no site www.pe.sebrae.com.br

Serviço:
Como acessar o catálogo - www.pe.sebrae.com.br
Sebrae/PE - (81) 2101-8400

Fonte: Agência Sebrae de Notícias

  
  

Publicado por em